NEVE, AGASALHO E CULTURA
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Organização suíça. Quando se fala em algo bem feito, o país europeu é referência certa. Sinônimo de competência profissional, de educação, cultura, além da paisagem cinematográfica e de produtos de consumo irresistíveis.
Mas, apesar de famosos em todo mundo, seus queijos, chocolates e relógios foram preteridos durante o festival Suíça 2000 realizado em São Paulo, em favor do snowboard.
Organizado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da Suíça o SnowShow foi o ponto alto do festival. Deixou no tamanco os eventos gastronômicos, econômicos e culturais, aparentemente mais apropriados para uma ação que visa estreitar a relação entre os dois países, sobretudo do ponto de vista comercial.
E por que um país tão bem resolvido como a Suíça iria investir tanto para a realização de um campeonato de snowboard em São Paulo? Rejuvenescer a imagem do país, esta deve ser a resposta mais objetiva.
Mas chama a atenção a relação que eles têm com o esporte. Enquanto aqui até os mais populares esportes não merecem atenção do Estado, num país desenvolvido pode ser visto como a melhor estratégia para promover o país.
Quem esteve no Pacaembu no último final de semana se surpreendeu. Mesmo quem acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto tinha dúvidas do seu sucesso. Afinal, neve nos trópicos é meio suspeito.
Mas, ao entrar no mais agradável estádio da capital na sexta-feira à noite, e deparar-se com a pista montada no tobogã com mais de 30 metros de altura e toneladas de neve, ficou uma vez mais evidenciada a competência suíça.
Para muita gente foi a primeira vez a ver neve ao vivo. Ainda que artificial e por trás do alambrado permitiu aos presentes – cerca de 40 mil segundo a PM – ter uma boa idéia do que é a competição de Big Air. Especialmente pelo arrojo e disposição dos competidores.
O público vibrava a cada salto. As manobras eram comemoradas e mais ainda os tombos. Mesmo sem entender bem o grau de dificuldade das manobras e seus nomes complicados – back flip, rodeo 720, front side 1080, switch stance 900 – a assistência percebia que os atletas estavam dando o máximo e arriscando seus pescoços.
O suíço Jonas Emery, 19, foi o campeão do torneio-exibição, seguido pelo finlandês Sebu Kuhlberg, 26, e pelo belga Youbi Ahmed, 30. Entre os sete brasileiros que iniciaram os treinos na Sexta, apenas quatro foram autorizados a participar da prova, devido o grau de dificuldade da pista e os riscos envolvidos. André Cywinski, 22, seguido por Gustavo Veiga, 23, foram os melhores brasileiros.
O evento promoveu também um inédito encontro entre skatistas, surfistas, wakeboarders e outros board riders. Mas na área social, ponto mesmo foi a arrecadação de 20 toneladas de alimentos e roupas para instituições de caridade além da doação dos prêmios feita pelos atletas vencedores.
Ver um esporte de ação merecer distinção e reconhecimento do corpo diplomático de um país do primeiro mundo é de entusiasmar. Pena a Suíça estar tão distante.
Notas
Pára-quedismo
Entre os dias 22 e 25 de junho acontece em Ponta Grossa (PR) a terceira etapa do Circuito Brasileiro Ford Ranger. Cerca de 40 atletas disputarão a premiação de R$ 3 mil para cada categoria: free fly, sky surf e formação em queda livre . Vencedora da primeira etapa, a equipe Circus Fly de Campinas (SP) é a favorita em Free Fly.
Brasileiro
Abrindo uma série de eventos do circuito de surfe profissional, a Taça Governador Mormaii Pro começa dia 23 de junho, em Itajaí (SC). A competição distribuirá R$ 20 mil em prêmios, além de classificar 16 atletas para participar do Super Surf de 2001, divisão que conta com a elite do surfe nacional. Saiba mais no www.supersurf.com.br
Rafting
O quinto campeonato brasileiro acontece nesse fim de semana no rio Paranapanema, em Piraju (SP) classificado como grau de dificuldade nível III+. O evento está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem junto com a Prefeitura Municipal. Cerca de 35 equipes participarão, somando mais de 250 atletas.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu