Logo Trip

Minister

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

No programa H de 14 de março, da TV Bandeirantes, durante um debate que durou mais de 1h30, o ministro da Saúde José Serra foi questionado por Paulo Lima, editor da TRIP, sobre a pouca combatividade de seu Ministério em relação à propaganda enganosa patrocinada pela indústria tabagista. Mencionando a decisão desta revista de não veicular anúncios de cigarro, Lima comentou que as mensagens do Ministério da Saúde, contidas na publicidade e nas embalagens dos produtos, são muito suaves. A seguir, trechos do diálogo:

Paulo Lima: Aqui no Brasil, o que se vê ainda é o Ministério da Saúde colocando uns quadradinhos de advertência com medidas ridículas diante da força da indústria da propaganda do cigarro. Não se vê mais nada de efetivo sendo feito. Gostaria de dizer para o Ministro que a gente tem a maior esperança de que ele tome uma atitude positiva e concreta no sentido de impedir, ou pelo menos diminuir esse poder devastador.

Ministro Serra: Eu sou inimigo do cigarro. Pessoalmente, como senador e como ministro, sou adversário do cigarro. Essa história do ‘Ministério adverte’, isso estava na lei, eu não podia colocar mais coisa. Mas posso adiantar que já estamos preparando outro tipo de advertência mais profunda. E mandamos um projeto de lei para o Congresso limitando ainda mais a propaganda na televisão. Hoje, até as 9h da noite não pode. Queremos que a proibição se estenda até a meia-noite. O negócio do cigarro, ou ganha o país, ou não vamos conseguir. Eu fico realmente muito satisfeito de ver você levantando essa questão.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM