Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Se você assistiu ao Vídeo Music Brasil, programa da MTV que premia os melhores vídeoclipes do ano, deve se lembrar da cena. Em sua participação no evento, Marcelo D2 (Planet Hemp) estava acompanhado de um senhor de capa, que ensaiou alguns passos de uma enferrujada dança.
O dançarino é Gerson King Combo. E tem muito mais autoridade no assunto do que demonstrou naquele momento. Além de ser um dos precursores da black music no Brasil e fundador do movimento Black Rio, foi coreógrafo das pré-poposudas chacretes. E ainda teve discos avalizados e autorizados por ninguém menos do que James Brown.
Depois de uma fase depressiva e de quase 20 anos sem gravar, King Combo foi redescoberto pelas novas gerações da funkèriè nacional. E agora lança o disco de (nem tanto) inéditas Mensageiro da Paz.
E daí? O homem ainda está em forma? Não, se você considerar a faixa que abre o cd: Brigas. É uma espécie de reciclagem de baladinhas soul no melhor (ou pior) estilo Sampa Crew. Mas não perca as esperanças, afinal, trata-se do autor de Funk Brother Soul.
A partir da faixa três, Desce Daí, a festa começa. Gerson não perdeu a mão, quer dizer, os quadris, ou seja lá que parte do corpo produz esse tipo de som. Ainda sabe como criar funks pegajosos e altamente dançáveis.
Mesmo que se valha de reciclagens de seus antigos sucessos (Mandamentos Black, Funk Brother Soul), Gerson convence. O problema são as letras, que estão cada vez mais ingênuas e messiânicas. Mas, quer saber?, isso não importa muito. As letras nunca foram a maior virtude do funk.
Por isso, como diz George Clinton, free your mind and your ass will follow. Nada mais adequado para resumir o espírito deste disco.
EDUARDO FERNANDES É ASSISTENTE DE ARTE DO SITE DA TRIP E MENTOR DO WWW.EDUF.COM.BR
Mensageiro da Paz, Continental, R$ 18,50
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu