Ex-campeão dos meio-pesados quer voltar ao caminho do topo no UFC Rio
Maurício Milani Rua, mais conhecido no mundo do MMA como Shogun, é um lutador de 29 anos com uma carreira já solidificada através de muitos combates difíceis. Campeão mundial na categoria médio do extinto Pride em 2005, ele tornou-se campeão também no UFC em 2010 depois de duas lutas consecutivas com o também brasileiro Lyoto Machida, colocando a primeira derrota no cartel do até então invicto oponente. De lá pra cá, Shogun só lutou uma vez. Na defesa de seu título, perdeu por nocaute técnico para Jon Jones em uma luta muito complicada e acabou perdendo o cinturão no terceiro round no dia 19 de março deste ano.
Agora, ele volta ao octógono no UFC 134, que acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 27, e enfrenta um rival com um cartel parecidíssimo com o seu. No próximo sábado ele encara o americano Forrest Griffin (18-6-0). Ainda em 2007, na primeira luta de Shogun no UFC, os dois lutadores se enfrentaram em Anaheim para o UFC 76, com uma luta que acabou com vitória de Griffin por submissão. Para Maurício Rua, essa é a hora da revanche.
"Bom, todo atleta tem vontade de lutar de novo com os atletas que o derrotaram, porque a gente sabe que poderia ter feito melhor e quer provar isso. O que passou ficou pra trás, e agora estou focado nessa luta", comentou o lutador de Curitiba, definitivamente concentrado na vitória. "Com certeza pode ter um gosto especial, mas vencer acima de tudo é muito importante e esse é o primeiro e principal objetivo, o resto é conseqüência."
"Luta é luta e a gente sempre pode esperar de tudo em um combate de MMA, ainda mais contra um atleta completo como o Forrest", continuou Shogun, que se diz preparado para mudanças de estratégia durante a luta. "Eu tenho que estar preparado pra tudo. É claro que vou com uma estratégia, mas pronto pra adaptar o jogo para outras situações."
Treinando para voltar ao topo
Com um cartel de 19 vitórias (sendo 16 por nocaute, uma por submissão e apenas duas por decisão dos juízes), Shogun só foi derrotado cinco vezes em sua carreira no MMA. O treino pesado e constante ao qual se submete acabou rendendo vitórias importantes em lutas muito difíceis, que incluem a vitória sobre Machida, o nocaute técnico que conseguiu em sua revanche contra Mark Coleman e a vitória sensacional no primeiro round contra Chuck Liddell, o Homem de Gelo, herói americano das mixed martial arts.
Apenas uma semana antes do UFC Rio, os treinos aliviam um pouco. Mas nem por isso a cabeça de Shogun se desliga da luta, como ele mesmo explica: "Com certeza, a gente trabalha com toda uma programação e os 'porquês' de cada etapa e fase da preparação, e nessa fase o trabalho passa a ser mais leve pra preservar energias, evitar lesões e afinar os últimos detalhes táticos e técnicos."
Mesmo com Shogun dizendo que ainda há muitos lutadores na sua frente dentro da categoria meio-pesado, todos com uma boa chance de lutar com o campeão, uma vitória do brasileiro no embate contra Griffin já coloca Maurício Rua diretamente na rota para voltar a lutar pelo cinturão da categoria. Com alguma cautela, o brasileiro diz que ainda não é hora de pensar nisso, mas que está de olho em mais um "title shot", objetivo de todo lutador de elite no UFC.
"Não penso nisso, e sinceramente acho que não sou favorito porque tem muitos atletas de ponta nessa categoria e depende muito de outros fatores, como contusões, calendário, etc…", explicou Shogun. "Eu sei que se me manter vencendo, o "title shot" vem naturalmente, como conseqüência normal do trabalho, mais cedo ou mais tarde. Então meu foco esta sempre na próxima luta, e agora é em vencer o Forrest no UFC Rio."