MARÉ DE MUDANÇAS
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
O Circuito Mundial de Surfe teve início há duas semanas. Por enquanto, só etapas da divisão de acesso (WQS). A elite mundial (WCT), formada pelos 44 melhores da última temporada, só volta em março, na Austrália.
Nem todas as mudanças propostas pela ASP (Association of Surfing Professionals) foram implantadas. A que visava tornar o circuito mais atraente para o público, convidando ex-campeões mundiais de volta à disputa, foi preterida.
Criticada pelos atletas que vêm ralando para conquistar sua posição no cenário mundial, a proposta de ‘roubar’ quatro vagas para convidados acabou melando pelo próprio desinteresse demonstrado pelos campeões do passado como Tom Curren e Martin Potter.
Assim, o WCT 2000 seguirá formado pelos 28 melhores de 99 – o que acabou favorecendo o brasileiro Armando Daltro (28º) – além dos 16 que tiveram acesso pelo WQS, divisão, esta sim, na qual as mudanças já se fazem perceber.
Logo na etapa de abertura em Mar del Plata, Argentina, a quantidade e a qualidade de competidores estrangeiros foi notada. E o reflexo veio no resultado da prova.
Enquanto no ano passado os oito primeiros colocados da Reef Brazil Classic foram brasileiros, este ano apenas Renan Rocha (4º) e Victor Ribas (7º) estavam entre os melhores. Os havaianos quebraram a hegemonia brasileira de quatro anos. Deixaram as ondas gigantes das ilhas nesta época do ano para, nas merrecas argentinas, largarem na frente. Shawn Sutton ficou com os 2500 pontos (máxima pontuação do WQS, oferecida para o vencedor de eventos seis estrelas como o Reef), seguido pelo compatriota Frederick Patacchia.
Da Plata o circuito subiu para a ilha de Santa Catarina. Em Florianópolis, nas boas ondas da Joaquina, outra etapa patrocinada pela Reef Brazil. Quatro estrelas, nem todos os estrangeiros que competiram na Argentina prestigiaram a prova.
Ainda sim, seguindo a comparação usada, apenas três brasileiros entre os oito primeiros, mas o título da prova. Armando Daltro ficou com os 1500 pontos, seguido pelo australiano Steve Clements, Peterson Rosa e o norte-americano C.J. Hobgood, eleito melhor estreante da temporada passada.
Pode ser muito cedo para se tirar conclusões, mas há evidencias de que a restrição a cada atleta poder somar no máximo três resultados por região – ao que tudo indica motivada pela crescente participação brasileira no Tour – está funcionando.
Nos últimos anos, largávamos com boa vantagem nas provas sul-americanas que abriam a temporada. Este ano elas são em menor número e, para piorar, serão também quando o Tour voltar ao Brasil em outubro.
Com apenas seis entre os 16 melhores do ranking após duas etapas no quintal, só mesmo o Hang Loose Pro, prova na ilha de Fernando de Noronha, para levantar o astral, até mesmo do pior colocado.
NOTAS
Aventura no telão
Melhor programa de surfe da TV brasileira, o Surf Adventures vai para o cinema. Em parceria com a Conspiração Filmes e a distribuidora Miramax, o diretor Roberto Moura embarcou ontem para o Havaí onde inicia as filmagens. Produzido em Super 16, o filme, com estréia prevista para janeiro de 2001, terá ainda Tahiti, Indonésia, África e Brasil. Sondado, Herbert Viana, dos Paralamas, demonstrou interesse em fazer a trilha.
Super surf
Em recente reunião, ficou definido que o Grand Slam terá início em abril em Maresias, SP. No total, seis etapas, além de Maresias, Francês (AL), Saquarema (RJ), Estela Maris (BA) , Arpoador (RJ), Joaquina (SC), definirão o campeão brasileiro profissional. Esta semana, em Torres, RS, acontece a prova de abertura do Super Trials, que irá classificar 16 atletas para a disputa do Brasileiro em 2001 nos moldes do WCT, com 46 competidores, sendo dois convidados por etapa.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu