A capital portuguesa mistura tradição com modernidade. Nosso repórter foi até lá e conta o que viu
Eu não poderia me chamar Millos se tivesse nascido em Lisboa ou em qualquer outro lugar de Portugal. Lá, além de exótico, meu nome é proibido – e provavelmente o seu também. Explico: na terra dos Manoels, Felipes e Augustos, você não pode batizar seu filho como bem entender. Em apego às tradições, o governo mantém uma lista com os nomes autorizados para uso, que ano a ano é atualizada de acordo com os pedidos dos cidadãos. As primeiras Priscilas e Danielas do país, por exemplo, surgiram apenas recentemente, graças à influência de personagens homônimas de novelas brasileiras.
Nossos folhetins globais bombam por lá, assim como nossos livros, filmes e músicas. Agora, quantos artistas portugueses atuais você conhece? Pois é. Ironia do destino, é como se tivéssemos colonizado de volta nossos colonizadores através dos nossos produtos culturais. De forma geral, Portugal recebe bem tudo que vem do Brasil, incluindo os brasileiros. Estimo que pelo menos um quinto do português que escutei em minhas andanças tinham um sotaque bastante familiar. Conheci compatriotas trabalhando – e se dando bem - em diversas áreas, principalmente naquelas ligadas às artes e à comunicação. Há também as chamadas “meninas do Brasil”, as prostitutas brasileiras, que, segundo dizem, são maioria nas ruas.
É fácil esquecer que estou na Europa. Por causa da língua e porque Lisboa é, de fato, diferente do resto do continente. É mais barata, com preços similares aos países do leste. A vantagem, aliada ao clima mais amistoso, fez muitos aposentados de países vizinhos se mudarem para lá. Outra diferença é que, ao contrário de outras metrópoles européias como Londres e Paris, onde os estrangeiros isolam-se em guetos, emigrantes das ex-colônias africanas, europeus, brasileiros e os próprios lisboetas parecem viver harmonicamente e misturados.
Fora todos os programas que sugiro abaixo, o mais legal que você pode fazer na cidade é simplesmente deixar-se perder por suas ruelas cheias de ladeiras. Um taxista me disse que o Google Maps cobre apenas 80% do mapa de Lisboa, de tão labiríntica que ela é. Portanto caminhe sem rumo, observando a paisagem de azulejos centenários mesclados à grafites e stickers. O contraste define bem Lisboa. Imagine uma daquelas senhoras finas, que usam roupa de seda, jóias e cabelo armado de laquê - mas com algumas tatuagens.
Onde Comer
Ibo
Restaurante de comida lusitana com tempero moçambicano. Aprecie a vista para o rio Tejo, as fotos antigas nas paredes e peça algum prato de frutos do mar.
www.ibo-restaurante.pt
Doca de Santo
O carro-chefe é o bife à cavalo com batatas chips regado num molho não identificado. Entope a artéria, mas vale cada ponte de safena.
www.grupodocadesanto.com.pt
Bica do Sapato
“O” restaurante do momento. Catherine Deneuve e John Malkovich são dois dos quatro proprietários. Ah, e a comida é excelente.
www.bicadosapato.com
Pastéis de Belém
Dar uma dentada em um deles já vale a viagem. Os verdadeiros pastéis de Belém (o resto são apenas pastéis de nata genéricos).
www.pasteisdebelem.pt
Não se atenha às dicas. Uma das melhores coisas de Lisboa é a comida. Em qualquer tasca, adega ou botequim você estará muito bem. Em uma delas comi um arroz com bacalhau mais uma Sagres (cerveja típica de lá) gelada por €12. E ainda pude escolher a posta que queria na geladeira antes de ela ir para a panela.
Onde Dormir
Hotel International Design
O hotel é design puro - do nome ao copo do café da manhã. Os quartos são divididos em quatro conceitos (coisa de designer) - urban, tribu, zen e pop – com decoração e até cheiro combinando.
www.internacionaldesignhotel.com
Para quem estiver indo com os euros contados, a boa é hospedar-se em um albergue. Sugestões: Hostel Travellers House, Rossio Hostel, Living Lounge Hostel.
Onde Comprar
Akira
Tênis, roupas, tênis, acessórios, tênis e mais tênis.
www.akirasdream.pt
San Francisco California Vintage
Camisas havaianas estilo Miami Vice, saias de cheerleader, casacos militares e camisetas vintage de verdade. O melhor brechó da cidade.
Praça do Príncipe Real, 33 – Tel 21 600 5756
Vynilsound
Alexandre Barbosa tem uma coleção de mais de 50 mil vinis e coloca uma pequena parte dela à venda em sua loja. Nas palavras de Ed Motta, colecionador de responsa, “uma das melhores loja de vinis do mundo”.
http://thesoundclub.wordpress.com
Onde Sair À Noite
Bairro Alto
O perímetro da boemia em Lisboa. Os bares competem para ver quem vende a margarita mais barata e as ruas ficam apinhadas de gente de todas as tribos e idades enchendo a lata até o sol nascer.
Musicbox
Clube mais fervido da região do Cais do Sodré, recentemente revitalizada. A programação é bem diversa, portanto vale dar uma olhada antes de se jogar.
www.musicboxlisboa.com
Pavilhão Chinês
Tony Blair adora. Um ex-bordel de 1900, recheado do chão ao teto de miniaturas de brinquedo. O cardápio inclui drinks, sanduíches e mais de 40 tipos de chá.
http://barpavilhaochines.blogspot.com
Passeios
Alfama
Bairro onde Lisboa é mais Lisboa. Construções centenárias, senhores bigodudos com cara de Manoel apoiados em balcões de acepipes, sardinhas vendidas na rua... Todos os clichês portugueses charmosamente reunidos.
Go-Car
Quando o pé estiver cansado e você quiser variar do elétrico (como chamam o metrô de superfície lá) pode tentar o Go-Car. É como um triciclo elétrico, com capacidade para duas pessoas e equipado com GPS.
www.gocartours.pt