Por Redação
em 21 de setembro de 2005
A essência do Jethro Tull ? a flautista e vocalista escocês Ian Anderson ? se apresenta nesta quinta-feira, 14 de abril, em São Paulo, no Credicard Hall, acompanhado de 28 músicos da Orquestra Popular Paulista. Não, ele não enveredou por outro gênero musical ? o Jethro Tull está em turnê na Rússia ?, mas toca (n)esse projeto pessoal, aliando seu rock progressivo com música erudita. Ian acredita nesse diálogo desde que fundou a banda, nos anos 60. Para quem é fã do Tull, balada é imperdível ? imagina ouvir Aqualung tocada por 14 violinos? O repertório vai apresentar ainda outros clássicos, como Mother Lung, Life is a Long Song e Locomotive Breath, entre outros, em uma hora e meia de show, que não é muito, mas dá pra fazer a cabeça.
O som daquela flauta do Jethro Tull ainda me lembra as férias em Monte Verde, quando eu e meus primos subíamos as colinas de pinheiros e eucaliptos, com mato alto e uns cogumelos brancos que se destruiam em poeira cinza; à noite, sentávamos na lareira ao som dos clássicos do Tull. O tempo passou, eu comecei a comprar meus primeiros discos ? quando vi o Songs From The Wood, um disco de folk, de 1976. Depois descobri, na faculdade, que Jethro Tull foi o homem que inventou as baias e a técnica de enrolar o feno para os cavalos e as vacas agüentarem o inverno na Inglaterra da Idade Média ? era uma espécie de Robin Hood dos bichos.
Para mim, a banda Jethro Tull representa, além da música, aquele velho sonho de morar no campo com a família grande, passar noites estreladas com rodas musicais, respirar ar puro, sentir cheirinho de fazenda, tomar um banho no lago, fazer caminhadas nas montanhas… Agora, depois de muitos anos, urbanóide e adulto, vou acompanhar o som de Ian Anderson em novas viagens musicais, mas sempre acompanhado de sua flauta, e gostaria de fazer só um pedido para a produção do show: que decorem a casa com pinheiros, fogueiras e cheiro de eucalipto, como era em Monte Verde, para eu ouvir as músicas como se tivesse oito anos e lembrar onde está aquele sonho. (Guilherme Maciel)
Vai lá:
O Quê: Ian Anderson & Orchestra
Quando: quinta-feira, 14 de abril
Onde: Credicard Hall (Avenida das Nações Unidas, 17.955 ? Santo Amaro ? Tel. 11/6846-6010)
Quanto: de R$ 80 a R$ 220
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu