LA GARANTIA SOY YO!
Por Alê Youssef
em 19 de março de 2009
Lembram do comercial de TV que sugeria um comerciante paraguaio vendendo muamba? Era um clássico que terminava com a frase título desse post. Aliás, sempre associaram em terras brasileiras, os Paraguaios à picaretagens, falsificações e trambique.
Mas, como tudo tem um jeito por aqui, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Educação, resolveu redimir o Paraguai de sua fama. Nas 500 mil apostilas de geografia distribuidas para as Escolas públicas estaduais, consta um mapa da América do Sul com dois Paraguais.
Ontem a secretaria de Educação anunciou que substituiria as apostilas. Jornais da Argentina, Uruguai, Equador e claro, do Paraguai, destacaram o erro absurdo. Ótima orpotunidade para alfinetar o país líder do continente. Engraçado que o problema acontece no Estado mais rico e teoricamente mais “equipado” da união.
Mas o destaque da lambança é o sumiço da secretária de educação, a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, de qualquer notícia ou manchete de jornais. Impressionante a blindagem que essa secretária tem. Parece que a imprensa se contentou com a “notinha qualquer nota” da Secretaria de Educação, que tentou minimizar o ocorrido, culpando apenas a Fundação responsável pelas apostilas e ressaltando que tratava-se de material complementar.
Que vergonha.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu