por Camila Eiroa

A maior galeria virtual colaborativa de arte de rua se transforma em coletivo

O Instagrafite surgiu como uma galeria colaborativa no Instagram, onde as pessoas podiam compartilhar as fotos de grafite que faziam por aí. Hoje com mais de 700 mil seguidores, o perfil virtual se tornou um coletivo que, além da galeria, também tem projetos culturais e de curadoria de street art que realizam até mesmo revitalizações urbanas. Mais do que isso, desenvolve iniciativas sociais, como oficinas de grafite em comunidades carentes, palestras e cobertura de eventos.

O diretor de arte Marcelo Pimentel e a pesquisadora de tendências Marina Bortoluzzi são os diretores do projeto, que nasceu graças à paixão pela arte de rua e ao sucesso que a rede social de fotos alcançou nos últimos tempos. De qualquer lugar do mundo, para qualquer lugar do mundo. A ideia é que as pessoas enxergassem o grafite nas cidades e lugares por onde passassem.

Do processo de criação ao muro já grafitado, foram dois anos postando as diversas colaborações diariamente para que o perfil no Instagram fosse considerado a maior galeria virtual colaborativa de arte de rua, com apoio e participação de artistas reconhecidos internacionalmente. Como coletivo, possibilitou que o trabalho de alguns deles estivesse envolvido com as ideias criativas de marcas como Puma e Levi's. 

Vai lá: https://instagram.com/instagrafite

fechar