Logo Trip

Ingredientes picantes

O WQS e WTC ganham mais força com a divulgação do esporte pela mídia no mundo todo

Por Redação

em 2 de fevereiro de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O circuito mundial de surfe, falando tanto de WCT quanto de WQS, a primeira e a segunda divisões, promete ser dos mais animados em 2006, e há vários indícios para isso. Antes de mais nada pela dimensão e alcance que o Tour vem tomando. As transmissões ao vivo pela TV e internet têm levado a competição a todas as quebradas do planeta, contribuindo para criar ídolos, despertar o interesse pelo esporte e fortalecer a indústria.

A maior evidência disso está nos locais, os mais improváveis, nos quais algumas etapas estréiam este ano. Quem imaginaria há alguns anos uma etapa cinco estrelas do WQS sendo disputada na fria costa escocesa? Pois é, a Escócia entra no calendário deste ano com uma importante etapa em abril. E que tal o Sri Lanka, que muita gente só tomou conhecimento da existência depois do tsunami de 2004? O país será sede de uma etapa quatro estrelas em junho.

E para se surpreender nem é preciso ir tão longe. Quem diria que o familiar resort catarinense Costão do Santinho iria promover uma etapa do mundial de surfe para se promover? Uma não, duas, uma prova masculina de seis estrelas e outra feminina de quatro é o que o hotel adotou como estratégia de marketing.

Some-se a isso a etapa itinerante do WCT ser no México, a volta de Mundaka, Espanha, ao calendário, além de provas em Fiji, Ilhas Canárias, Maldivas, entre outros cantos do planeta já habituais do roteiro e teremos este ano o Mundial mais mundial já disputado.

Outro fator que deve contribuir para a animação do circuito é a gana dos australianos em retomar o trono. Senhores absolutos do circuito na primeira década, fazendo 8 dos 10 campeões mundiais, nos últimos 20 anos foram apenas quatro títulos, o último deles com Mark Occhilupo em 1999. Apesar disso os Aussies ainda são a esmagadora maioria no ranking; este ano são 21 entre os 44 nomes da elite, e Mick Fanning é a maior esperança. Em 2005 ele chegou a ameaçar a disputa particular entre Kelly Slater e Andy Irons, venceu duas etapas, foi vice-campeão na prova de encerramento do ano em Pipeline e terminou encostado nos protagonistas.

Também prometem agitar a temporada os nomes que ingressam na elite. Este ano foi o que promoveu o maior número de estreantes. São 11 entre os 15 que sobem pelo ranking de acesso, deixando apenas quatro vagas para serem ocupadas por competidores que já disputavam a elite. Ainda que falte experiência para maiores pretensões numa primeira temporada de WCT, esses garotos vão lutar para subir no ranking e com isso melhorar seu seeding – posição que define o adversário nas primeiras baterias de cada campeonato – em 2007, e com aumentar a disputa nas posições intermediárias. Nosso Adriano de Souza é o principal destaque desse grupo e, vindo com a moral do título na divisão de acesso, pode surpreender.

E, se tudo isso já dá um belo caldo, o principal ingrediente continuará sendo o duelo Slater x Irons. O americano, que chegou a sugerir aposentadoria, não falou mais do assunto, enquanto o havaiano, há três temporadas soberano em seus domínios e com uma diferença ínfima de pontos no ranking para o campeão, vai querer dar o troco. O show está no ar, o WQS está em Pipeline, Havaí, e o WCT começa no final do mês na Austrália.

Transmissão inédita
A primeira transmissão ao vivo pela TV de Fernando de Noronha será feita pelo SporTV na próxima semana durante o Hang Loose Pro Contest. Etapa cinco estrelas do WQS e campeonato de surfe mais tradicional no país, será disputado por 192 atletas de 19 países.

Bicicross America’s
Aquecimento para o Mundial que acontece no meio do ano na capital, Paulínia, no interior do Estado, recebe os melhores do país e alguns dos tops do mundo para prova de BMX neste final de semana.

Negócios ou prazer?
A visita do skatista americano Danny Way, especialista em saltos e recordes de altura e distância, ao Rio de Janeiro gerou especulações sobre a construção de uma megarrampa nas praias da cidade.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM