por Luiz Alberto Mendes

Influências

 

Sim, estamos um pouco qual fôssemos resultado de nossos pais. Mas parece que só em parte e com o passar da vida esse pedaço vai diminuindo quase que imperceptivelmente, de acordo com as opções pessoais e a maturidade de cada um. Isso considerando maturidade igual a independência, auto-suficiência e emancipação.

Na verdade somos frutos da árvore, mas não somos a árvore. Seremos a nossa própria árvore e teremos frutos que em si, trarão suas próprias sementes que já não serão nossas.

Onde começamos nós e termina a influência dos outros em nós? Influência boa, má ou nem isso e nem aquilo, "média", como são as influências que se prolongam no tempo. Seremos somente esse conjunto de influências que os outros nos impregnam desde que nascemos? Existe algo além do que nossos pais, amigos, professores, mestres e a própria vida nos ensinaram?

Nunca fomos inteiros em nada. Prisioneiros da inquietude, tenho a impressão que somos um amálgama de influência diretas e indiretas que fomos alvo, somado a essa nossa determinação, embora tênue e tímida por vezes, de reagir e ultrapassar. Por trás de nós e a nos fornecer substrato, temos toda uma história de erros e acertos que formaram a humanidade.

                                           **

Luiz Mendes

14/10/2013. 

fechar