Logo Trip

Homem pássaro ou Papai Noel

Afinal: é possível saltar de Base jump e chegar ao solo vivo sem a ajuda de um pára-quedas?

Por Redação

em 5 de outubro de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Será possível saltar de um avião ou de um ponto fixo e pousar sem pára-quedas? Pousar, leia-se, chegar ao solo ileso e pronto para outro salto. Há cerca de dois anos, Jeb Corliss, um rico norte-americano, vem investindo nessa idéia e afirma que sim, embora o prazo que ele havia previsto para concretizar o sonho tenha expirado há meses.

Ao lado de Jeb está o brasileiro Luigi Cani, 30, experiente pára-quedista que soma em seu currículo os recordes de velocidade em queda livre, 553 km, e o de usar o menor pára-quedas do mundo, um velame de 46 pés quadrados, equipamento com o qual ele voa a 240 km e se aproxima para o pouso a 120 km/hora.

O arrojado e duvidoso projeto de Jeb envolve a utilização do "wing suit", uma roupa com asas de tecido que ligam as pernas e braços do pára-quedista, já consumiu horas e horas de treino dos dois e prevê uma pista de pouso, esta, ao que parece, a parte mais sigilosa do projeto, que seria como uma caixa de brita, do tipo das que servem de refúgio para veículos sem freio nas auto-estradas, em ângulo invertido.

Na falta de conhecimento específico sobre assunto tão fascinante e técnico, fui procurar a quem considero um dos mais experientes pára-quedistas e o melhor Base jumper do país, Luís Henrique Tapajós Santos.

Sabiá, como Luís é mais conhecido, parou de contar seus saltos há algum tempo quando já se aproximava dos 10 mil. De Base – sigla de building, antenna, span e earth – ele acha que tem uns 1.500, entre os quais o primeiro realizado no Brasil, dois do Congresso Nacional, outro do Elevador Lacerda, da Torre Eiffel, vários nos cliffs da Noruega, alguns nas Petronas Towers, em Kuala Lumpur, Malásia, quando foi vice-campeão mundial da modalidade (ou será esporte? há controvérsias), competindo com 51 entre os melhores Base jumpers do mundo.

Ultimamente, Sabiá tem se dedicado ao Base com wing suit, combinação que permitiu alguns saltos inéditos e inviáveis sem a roupa. Três desses saltos estão sendo editados para um filme que será lançado no Banff, festival de filmes de montanha, que acontecerá no Rio em novembro: da rocha do Corcovado aos pés do Cristo, do Pão de Açúcar e do Dedo de Deus, na serra dos Órgãos.

…afinal é possível? Apesar da pergunta objetiva não esperava uma resposta cravada. Durante uma hora ele me explicou as diferentes atitudes de vôo entre um pára-quedas e o wing suit, depois disse que a roupa evoluiu pouco em relação ao crescimento do número de praticantes desde que o francês Patrick de Gayardon popularizou a prática há quase 10 anos e, por último, me falou em razão de planeio, de 2,5 X 1, ou seja, enquanto se voa para a frente a cerca de 170 km/h o pára-quedista cai a 70 km/h.

"Falta muito, a tecnologia de que dispomos atualmente não permite. É mais oba-oba, falar é fácil. Tá igual Papai Noel", conclui Sabiá. Já Cani prefere adotar um discurso mais otimista: "se Jeb pousar sem pára-quedas, ele será meu herói".

NOTAS

Mundial de surfe – WCT
Joel Parkinson venceu a etapa francesa em decisão contra Mick Fanning. Andy Irons e Kelly Slater ficaram em terceiro, resultado que dá ao líder, Slater, mais de 1.000 pontos sobre Taj Burrow (2o.). Marcelo Nunes e Pedro Henrique (9o.) foram os melhores brasileiros. A nona etapa está em andamento em Mundaka, Espanha. A próxima será no Brasil.

SuperSurf
Jihad Kohdr e Odirlei Coutinho decidem o título nacional na próxima semana no Rio. Andréa Lopes conquistou o tetracampeonato por antecipação.

Travessia de windsurfe
Diogo Guerreiro, 25, depois de quase 17 horas em alto-mar completou o percurso Fernando de Noronha?Natal (RN), de 370 km, dia 27.

Curso de orientação
O corredor de aventura Rafael Campos promoverá durante o feriado da próxima semana curso de navegação na serra dos Órgãos: www.pisa.tur.br

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM