por Iara Crepaldi
Trip #91

O tenista abre o jogo para TRIP sobre como se dar bem em Paris

Paris é a cidade ideal para quem gosta de curtir a vida - e também para quem aprecia ser tricampeão de tênis em Roland Garros. Guga Kuerten, Ph.D. nos dois assuntos, abre o jogo e indica, com exclusividade para TRIP, os melhores lugares para se divertir na capital mundial da boa vida neste verão acima do Equador Por Iara Crepaldi e Phydia de Athayde Cinturão de Roland Garros Bois de Boulogne é o parque que rodeia Roland Garros, por isso gosto tanto de lá. Praticamente uma floresta em Paris, o Bois de Boulogne tem muitas árvores, lagos e jardins com rosas e outras flores. É grande e está sempre aberto, pois não há muros nem portões. É também um paraíso para os ciclistas. Onde: A estação de metrô mais próxima do parque é Porte Maillot. Não há endereço exato para a floresta, mas as árvores beiram o Boulevard André Maurois. Quando: O parque está sempre aberto.

O Rio é aqui O Terra Samba é muito divertido. O Larri [técnico de Guga] foi o primeiro a conhecer a casa, no ano passado. Agora, toda vez que estamos em Paris vamos lá escutar música brasileira e comer churrasco. Foi no Terra Samba que Guga comemorou, entre amigos, o tricampeonato em Roland Garros. O dono é brasileiro e serve comida e drinks nacionais. Decorado com minipalmeiras, tem um palco com um painel retratando o Rio de Janeiro à noite. Durante os jantares, há performances de mulatas em trajes carnavalescos, com direito a capoeira, cantores, percussionistas etc. Apesar da festa, o ambiente é de respeito. O Terra Samba fica em uma região bacana de Paris, perto da Rue de Lappe. Onde: 6, passage Thiéré, 75011. Quando: Diariamente das 12h às 15h e das 20h às 2h. Há espetáculos às sextas e aos sábados à noite. Preço: O jantar (que inclui uma caipirinha ou coquetel de frutas, rodízio de oito carnes ou oito peixes, arroz, feijoada, bobó de camarão, banana frita, farofa, salada e meia garrafa de vinho) custa cerca de 125 francos, ou 40 reais. Com show, 280 francos, ou 90 reais. Contatos: Tel. 48 07 80 05* e fax 48 07 81 33*.

CDs, café e livros A Virgin Megastore tem muita variedade de CDs, de todos os tipos. Além disso, a loja é muito bonita, com bar, livraria etc. Dá pra ir e ficar ouvindo música um tempão. Localizada na famosa avenida Champs-Elysées, a Virgin Megastore tem dois andares enormes de música e vídeo. Na Virgin, você encontra os últimos lançamentos, como o Proxima Estacion: Esperanza, do Manu Chao, por 160 francos, ou 50 reais. O preço médio de um CD é 120 francos [cerca de 40 reais], mas não há raridades ou títulos mais underground. Onde: 52, avenue des Champs-Elysées, 75008 [O código postal dos lugares - como este 75008 - é importante, pois indica em que parte da cidade fica o local. Paris é toda marcada por uma numeração que começa no centro, no 75001, e evolui em espiral para fora da cidade]. Quando: De segunda a sábado, das 10h às 24h; aos domingos e feriados, das 12h às 24h. Contato: Tel. 49 53 50 00*.

A melhor balada de Paris Em Paris, os lugares são legais de verdade quando estou com os meus amigos. Minha melhor balada na cidade aconteceu no Korova, um lugar bem moderno. A fachada é branca e discreta, com aparência simples. Mas, assim que você entra, percebe que está em um restaurante muito elegante, com quatro ambientes diferentes e um bar. Há uma sala com flores rosas e outra com um aquário e um painel roxo. Tudo bem discreto e de bom gosto, para quem sabe onde gastar seu dinheiro. Quando for para lá, reserve uma grana boa, já que o jantar completo vai custar 375 francos, o equivalente a 120 reais. A clientela é formada, na maioria, por gente acima dos 40 anos, mas lá também podem ser encontradas freqüentadoras mais jovens e, como de costume na cidade, muito bonitas. Onde: 33, rue Marbeuf, 75008. Quando: Diariamente das 8h às 2h da manhã. O Korova serve café da manhã, almoço, jantar e drinks. O café da manhã vai até as 14h. Menu: Peixes, crustáceos, frango e vitela com batatas ou polenta. Curiosidade: peça o inusitado frango à Coca-Cola. As sobremesas são variadas, da torta de limão aos sorvetes, passando pela framboesa com creme. A refeição completa (com entrada, prato principal, sobremesa e bebida) sai por 375 francos, ou 120 reais. Contato: Tel. 53 89 93 93*.

Vila Madalena Francesa O gostoso do bairro de Montmartre é que tudo fica ao ar livre. Dos barzinhos à igreja Sacre Coeur, que é um lugar especial para mim e para a minha família. Desde 1992, quando cheguei a Paris pela primeira vez, tento ir sempre para lá. Montmartre tem bares aconchegantes e charmosos. O Du Relais é um deles e fica perto das inúmeras escadarias tradicionais do bairro, que já serviram de cenário para muitos filmes. No Du Relais, os DJs são os próprios barmen e apresentam um bom reggae, Manu Chao e rock psicodélico. O Du Relais é uma balada tipicamente francesa: barzinho com terraço e mesas do lado de fora. Onde: 12, rue de Ravignan, 75018. Quando: Diariamente das 10h às 24h. Menu: O bar não serve comida. Seus sucos, vinhos e uísques custam 23, 30 e 40 francos (ou 7, 9 e 12 reais), respectivamente. Contato: Tel. 42 52 89 77*.

Guga showman A última vez que fui à Zenith, ano passado, assisti ao show do Gilberto Gil. Também cantei lá duas vezes, durante um show beneficente com o Yannick Noah [ex-tenista francês que é músico e toca reggae]. A casa de shows é mais uma das atrações do parque La Villette. A Zenith combina com o estilo do parque, com arquitetura moderna. É uma das maiores casas de espetáculos de Paris. Normalmente apresenta shows pop ou clássicos, como Pavarotti, mas também oferece festivais de acordeom e outras curiosidades. O preço dos ingressos varia de 200 a 300 francos (entre 64 e 96 reais), dependendo da atração. Onde: 211, Av. Jean Jaurès, 75019 - Dentro do Parc De La Villette. Quando: À noite, geralmente às 21h. Contato: Tel. 42 08 60 00*.

Dica exclusiva para o site da TRIP: Comer, viver Não dá pra vir a Paris e não comer pelo menos uma vez no L'Entrecôte. Fui a primeira vez há uns quatro anos, com um amigo. A comida é a tradicional da casa: carne, batatinha frita, e tudo com um molho especial que só eles têm. Sem falar nos profiterolis de sobremesa. L'Entrecôte é uma rede de parisiense de restaurantes. Onde: 29, Rue Marignan, 75008. Quando: Diariamente das 11h30 à 1h da manhã. Contato: Tel. 42 25 28 60.*

TRIP indica Transporte O melhor jeito de se locomover em Paris é utilizar o metrô, que alcança praticamente toda a cidade. Por 85 francos (27 reais) você compra um passe com direito a metrô e ônibus válido por uma semana. O site www.ratp.fr, em inglês e francês, oferece mapas de ruas e do metrô parisiense. Hospedagem O Hotel de la Herse d'Or fica na 20 rue St-Antoine, 4th. O prédio é do século XVII e sua localização, na Bastilha, é muito boa. O quarto simples sai por 180 francos (58 reais) e o duplo, 220 francos (70 reais). Tel.: 48 87 84 09* e fax 48 87 94 01*. Mais dicas de hotéis, compras e roteiros culturais no site www.timeout.com/paris. *Se for fazer ligações Brasil-França, disque 00-(operadora)-33-1 e o número indicado. Se já estiver em Paris, disque 01 e o número indicado.

matérias relacionadas