Gringos will kill the radio star!
As rádios online mais legais do mundo estão ameaçadas. Enquanto você delicia seus tímpanos tranquilamente, um movimento de artistas, músicos e ouvintes tentam garantir a sobrevida da música online
Por Redação
em 27 de abril de 2007
Você passa horas na frente do computador? Aproveita e coloca o foninho de ouvido e sintoniza sua rádio online favorita? Então prepare-se: todas elas podem acabar. O Copyright Royalty Board (CRB), comitê americano responsável por estabelecer o preço pago por música executada pelas rádios onlines, triplicou o valor que as rádios pagavam por música. O que significa que rádios online legais como a Woxy.com, KCR e Last.fm podem deixar de existir, por não terem mais recursos financeiros para bancar sua programação. Para evitar tamanha tragédia, representantes de rádios, artistas e ouvintes criaram o site www.savenetradio.org. No site tem uma contagem regressiva para o dia 15 de maio, “o dia em que a música digital irá morrer”, além de uma série de ações para tentar renegociar as taxas e garantir a sobrevida das rádios. Veja o que algumas pessoas que não dispensam o “buffer” (dial já está datado) do computador acham das rádios onlines.
Chapolim, baterista do Ludov
“Pra mim o papel da rádio tradicional está mudando com a internet. As rádios transmitidas por ondas serão cada vez mais rádios de serviços locais, principalmente devido ao seu alcance. As pessoas ainda não sabem como procurar músicas novas na internet e essas rádios online, junto com os sites de relacionamentos musicais, como o myspace estão ajudando bastante.”
Wander Wildner
“A rádio online é maravilhosa, se eu fosse ouvir rádio em São Paulo, não teria nenhuma que me agrada.”
Loco Sosa, baterista do Los Pirata e Banzé! [na foto]
“As rádios online são fundamentais para o mercado independente, que não tem nada a ver com o "jabá" instituído das rádios convencionais. Além disso, a interatividade com os ouvintes é mil vezes maior. O fato de você poder montar sua programação e não ficar refém de uma lista viciada é excelente!”
Gustavo, dono do selo Mondo 77
“Rádio on-line é sinônimo de liberdade de escolha e de oportunidades iguais de divulgação. Como o dinheiro não fala mais alto, o talento pode se fazer ouvir.”
Quer dar uma “bufferada” você também? Então se liga nas rádios que os entrevistados acima selecionaram.
– Woxy.com (http://www.woxy.com): o lema da rádio é “o futuro do rock and roll”. Quer conhecer bandas realmente novas? O lugar é aqui.
– Extreme Radio (http://www.xtremeradio.fm/): vinculada a CBS.
– WGIR (http://www.rock101wgir.com): rádio de Manchester.
– Last Fm (http://www.last.fm) e rádio 2.0 (web 2.0 + radio): você monta sua programação e de quebra ainda compartilha ela com outros usuários, e vice-versa.
– KCR (http://kcr.sdsu.edu/): college radio da universidade de San Franscisco (EUA)
– Lasell College Radio (http://radio.lasell.edu/ ): de Massachusetts (EUA)
[por Cirilo Dias]
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu