Logo Trip

GRANA MONSTRO

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Ao sair de um mar casca grossa o surfista com cara de bem sucedido responde ao seu interlocutor, indeciso em entrar ou não no mar, sobre o tamanho das ondas: ‘oito pés’.
Minutos mais tarde outro surfista, este com ares de esgotado, e abordado pelo indeciso, ainda na areia: ‘Peguei umas com uns 10 pés, mas vi onda de 12, fácil’.
Definir o tamanho das ondas sempre foi controverso, seja pela dificuldade prática de medir algo em movimento e inconstante, seja pelas características dos medidores, os próprios surfistas.
O cara que vaticinou oito pés, pode até achar que o mar estava maior, mas prefere diminuí-lo para sugerir que está habituado a ondas maiores, enquanto outros preferem aumentar para valorizar suas façanhas.
Esta semana foi definido o vencedor do BIG TRIP, o concurso que irá premiar com R$ 20 mil o surfista brasileiro que pegou a maior onda da temporada, e com R$ 5 mil o fotógrafo que registrou o feito.
Depois das triagens, nove ondas, algumas com mais de um registro, foram
classificadas. O júri formado por Ricardo Bocão, Taiu Bueno, Rosaldo Cavalcanti, Luciano Ferrero, Reinaldo Andraus, Paulo Lima e eu, selecionou em etapas até chegar às duas finalistas.
Com ondas entre 20 e 25 pés, Aldemir Calunga e Rodrigo Resende, não à toa os maiores destaques brasileiros nesta temporada no Havaí, foram para a decisão. Após alguma discussão e com o auxílio de uma trena, chegou-se a decisão unânime.
O carioca Rodrigo ‘the monster’ Resende, hoje treinando no Peru, pode tomar umas Inca-Cola a mais sossegado. Sua onda em Waimea, que minutos antes do início do Eddie Aikau, a mais tradicional competição de ondas grandes, levantou a praia, foi a vitoriosa. Resende e o fotógrafo Bruno Lemos receberão os cheques no mês que vem na festa de encerramento, e a Revista Trip e as Sandálias Havaianas, organizador e patrocinador do concurso, já garantem a realização da segunda edição.

NOTAS

Rara coerência
Decisão inédita no Brasil, a 1ª etapa da Taça Governador do Estado / Mormaii, foi interrompida no final de semana para terminar na 2ª feira, baseada na previsão da entrada de uma ondulação. Habituados às exigências dos patrocinadores em realizar eventos aos domingos com praia cheia, todos os surfistas aprovaram. Renato Wanderley (1º), Tinguinha (2º), Peterson Rosa (3º) e Wagner Pupo (4º) fizeram a final na Mole, Florianópolis (SC). Parabéns governador Esperidião e Morongo.

Salve o morro
No próximo sábado, por iniciativa dos surfistas e apoiado por toda a comunidade, haverá um ato em defesa do Morro do Baguari, Praia Grande de Ubatuba, onde foi ‘aprovada’ a construção de um condomínio.

Corrida de Aventura
A mais longa, e talvez mais difícil prova da modalidade está terminando esta semana nas Filipinas. Idealizada por Gerard Fusil, o criador do Raid Gauloises, a ELF Authentic Adventure combina caiaque, travessia em cavernas, canoa local, patins in line e trimarã, somando 672 km de prova.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM