Esporte paraolímpico para cegos ganha documentário financiado por crowdfunding
Três de cada lado, com uma bola com guizos. Assim é o Golbol, um dos esportes de maior impacto presente nos Jogos Paraolímpicos, onde deficientes visuais se enfrentam em uma quadra usando apenas a audição e o tato. Criado na Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial, o jogo foi desenvolvido para desenvolver as habilidades de veteranos que perderam a visão em combate. A modalidade cresceu dia após dia até entrar definitivamente no calendário paraolímpico mundial em 1980, durante os jogos de Arnhem, na Holanda.
E às vésperas dos Jogos Paraolímpicos de Londres, que acontecem neste ano logo após o fim da Olimpíada, as cineastas americanas Daphnee Denis e Hoda Emam estão usando o site de crowdfunding Kickstarter para financiar seu documentário Shot In The Dark, sobre praticantes de Golbol na cidade de Nova York.
As regras do Golbol são simples. Em uma quadra retangular, cada time precisa lançar bolas rasteiras em direção à meta adversária. Os jogadores se colocam agachados perto da linha de fundo e mergulham em direção à bola para impedir que ela cruze a linha. Toda a quadra é marcada com fitas sensíveis ao toque que ajudam os jogadores a se localizarem. Para evitar vantagens para jogadores que tem visão parcial, todos os atletas jogam vendados.
O filme cobre os treinos de algumas equipes e trará imagens gravadas no Torneio Nacional de Golbol americano, disputado no início do ano em Salt Lake City. De acordo com as diretoras, a ideia por trás do documentário é "levantar as barreiras que existem entre os videntes e os portadores de deficiência".
A 14ª edição dos Jogos Paraolímpicos começa no dia 29 de agosto. No total são 20 modalidades disputadas que incluem o rugny em cadeira de rodas, tiro com arco, futebol de 7, judô, levantamento de peso, hipismo e muito mais.
Você tanbém pde ajudar na produção de Shot in The Dark ("Tiro no escuro", em tradução livre) pela página do filme no Kickstarter. Veja o trailer.
Vai lá: www.kickstarter.com