por Redação

No sábado as ondas devem chegar a um metro e o surf deve rolar numa boa no fim de semana

Cadastre-se e receba os boletins Liquid Dreams sempre quentinhos no seu email: www.ldsurf.com.br

Após a façanha do décimo título de Slater, a primavera entra em sua segunda metade com o Atlântico Sul voltando à ativa com pistas consistentes de sul e uma provável lestada de maior intensidade logo na sequência. Até o momento, praticamente tudo em linha com a prévia da última semana.

A sexta ondulação da primavera já está bombando, mas conforme o esperado entrou inicialmente com formação prejudicada na maioria dos picos em função dos ventos que acompanham sua chegada. Também em linha com as previsões, o ápice vem de hoje para amanhã, e aí sim temos algumas novidades, pois as ondas devem atingir 1,5 a 2m de sul, ainda com possibilidade de algumas séries um pouco mais servidas nos preferenciais desta direção entre o final de tarde de hoje (5ª) e a manhã desta 6ª – torcemos para que isso não seja restrito à madrugada. Mesmo sem apresentar as condições 100% ideais, continuamos acreditando que o “Dia D” será realmente amanhã, quando deveremos ter a melhor relação tamanho/ qualidade em alguns dos picos preferências para este swell.

Antes que o desespero tome conta, caso você não possa estar “lá” no ápice, fique tranquilo. O feriado também tem surf garantido e as séries ainda deverão passar de um metro de sul no sábado cedo, apresentando também surf na maior parte do fim de semana prolongado! E se por um lado a tendência de tamanho é declinante, a de qualidade é positiva justamente onde as ondas serão melhores recebidas - nos picos de sul. Já nos de leste e sudeste os ventos devem atrapalhar um pouco, além de ter menos tamanho.

Quanto ao tempo, continuaremos precisando de um pouco de sorte, pois essa frente fria deverá ser persistente e o risco de chuva diária estende-se até onde a vista alcança. Pois é, quem quer uma sequência de dias azuis e ensolarados terá que esperar um pouco mais. Já pra quem se contentar com tempo nublado, mormaço e aberturas de sol intercaladas com momentos de chuva no melhor estilo da primavera, está tudo certo.

Previsão do tempo

Dessa vez a frente fria veio mais cedo (e não no final da semana) e já virou completamente o tempo. Nesta terça-feira as temperaturas se elevaram bastante e a umidade do ar despencou, num breve flashback do desértico mês de Agosto. Não durou muito e as intensas pancadas já decretaram o fim da secura e o início de mais um período prolongado de nebulosidade e mais chuvas.

O tempo deve permanecer encoberto para os próximos dias, incluindo risco diário de chuva fina e persistente.

Para o fim de semana prolongado, a tradição de chuva no sábado e/ou domingo desde que a primavera começou deverá ser mantida, com sinais de alguma melhora a partir de domingo. As temperaturas não serão exatamente o problema, com o “pior” do frio durando até a madrugada de 6ª para sábado e já com tardes mais agradáveis no domingo e segunda. Destacamos que junto com o risco de chuva, os ventos deverão manter a sensação térmica um pouco mais baixa.

Sabendo que pode chover em todos os dias, vamos ao detalhe. O sábado deve ser o dia mais prejudicado, em todos os aspectos. No domingo podemos ter algumas aberturas inconsistentes e na segunda-feira, como de costume, aumentam as chances de sol e de termos as temperaturas mais elevadas dos próximos dias. Fique atento porque o mormaço vai estar presente e avermelhar os desavisados. Dá-lhe protetor!

Na noite de 2ª, ou no mais tardar na 3ª, a nebulosidade deve voltar a aumentar e também na 3ª as chuvas tendem a se intensificar novamente. Daí em diante deve predominar o céu nublado e o risco diário de chuva leve e persistente, ainda sem um palpite mais preciso do que o outro fim de semana nos reserva.

Análise do Atlântico

Pelo que já tivemos de ondas na primavera até agora, inclusive pela sincronia delas com os feriados, para muitos a estação já valeu mais que o inverno inteiro!

O swell n.6 se concretizou, tendo sua origem em pistas extensas que ajudaram também a trazer até a costa, neste início de ondulação, os ventos do quadrante sul e a queda de temperatura. Este sistema já está enfraquecida e se afastando para o meio do Atlântico, decretando o prazo de vida das ondas que acabam de chegar.

 No domingo um novo e persistente centro de alta pressão deve se instalar no Atlântico Sul, podendo gerar uma das mais longas e intensas lestadas da estação, que à propósito andam abaixo da média neste ano. Os mapas ainda estão instáveis, mas já existem alguns sinais importantes e a bola de cristal parece gostar da movimentação. Caso se concretize, poderemos ter um swell de vento gerado bem próximo aos litorais de SP e RJ, com potencial para cerca de 1,5m. O desafio será encontrar as brecha nos ventos, mas desde já esta ondulação está com cheiro de fortes correntes. Vamos acompanhando e torcendo para que ela se intensifique.

Resumo LD

 

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

 

Dia

Tempo

Ventos     

Potencial de Ondas

Direção e período

Tendência

Destaques

SEX

Fechado, frio e chuvoso

Fraco a moderado de leste/ sudeste, ganhando velocidade ao longo do dia. Há possibilidade de momentos de leste puro!

1,5 a 2m de sul

 

Ainda praticamente no ápice, o swell bomba forte de sul

Dia de big surf de sul, com condição dependendo da direção exata dos ventos. A tendência é de que as ondas já estejam um pouco mais limpas que na 5a, e também um pouco mais organizadas. O momento da manhã deve ser o mais intenso do dia, coincidindo com a indicação de uma provável tranquilizada nos ventos de leste/sudeste. Mesmo que não esteja clássico, bons momentos devem surgir e as bombas de sul estarão presentes, inclusive com potencial para tubos. Segue com alta pressão o dia todo, mas o vento leste/sudeste deve voltar a acelerar, podendo rolar inclusive momentos de leste puro! Tempo segue encoberto e com chuva fina a qualquer momento.

12/nov

 

 

 

 

Sul com

 

inf. de SW

 

11s

 

 

 

 

 

 

 

 

SAB

Fechado, chuva fina e temperaturas máximas subindo um pouco, ainda com frio leve

Moderado de leste/ sudeste, tendendo a acelerar e virar para leste durante a tarde

1 a 1,5m de sul

 

Surf de verdade, mesmo com o swell declinando

Dia mais intenso do fim de semana prolongado! As ondas de sul continuam na área e garantem muito surf o dia todo. Mais uma vez o momento intenso deve rolar pela manhã, 1 metrão garantido e séries podendo chegar a 1,5m nos mais expostos de sul. Os ventos parecem predominar de leste/ sudeste o dia todo, ganhando influência gradativa e velocidade de leste. O leste puro parece garantido somente no fim de tarde, mas sua antecipação é uma possibilidade real, valendo a pena ficar atento a sua movimentação pois essa é uma das principais incertezas do dia: a hora do leste! Destaque também para a lua crescente e suas reduzidas variações de marés.

13/nov

 

 

Sul

 

10 a 11s

 

Principal

 

 

 

Leste

 

8s

 

Secundária,

 

bem fraca

 

 

DOM

Leve melhora. Ainda deve estar nublado e apresentando momentos de chuva fina, mas já começam a surgir algumas aberturas. Esquenta um pouco mais durante a tarde e o mormaço fica mais forte

Moderado a forte de leste, com eventuais momentos de leste/ sudeste no meio do dia. Assim como no sábado, o leste tende a ser mais intenso no fim do dia, e também durante a noite

Um metrinho a 1m de sul/ sudeste

 

Segue perdendo força, mas ainda tem uma pressão razoável

Mais surf! O swell perde força mas ainda parece capaz de trazer séries de 1m nos picos de sul e sul/sudeste, tendo o momento mais intenso pela manhã. A esta altura o vento leste já deverá predominar, mas o leste/ sudeste ainda pode aparecer no meio do dia. De uma forma ou de outra o leste reaparece intenso no fim de tarde. Sabendo pra onde ir, é possível pontuar um surf clássico. O tempo segue nublado e com riso de garoa, mas tende a melhorar e esquentar um pouco. 

14/nov

 

 

Sul

 

9 a 10s

 

Primária,

 

enfraquecendo

 

 

 

leste

 

5 a 8s

 

Secundária

 

 

SEG

Mais uma vez, o final do feriado concentra as maiores chances de sol. Sol entre nuvens e as temperaturas mais altas desta sequência. Vai dar praia, mas ainda pode chover durante a tarde

A lestada se consolida e o vento leste predomina com moderada a forte intensidade. O meio do dia apresenta sinais de atividade um pouco mais amena, moderada, de leste/sudeste.

Meio metro de sudeste com possíveis maiores

 

  Resquício final de sul interagindo com as ondas de leste trazidas por estes ventos. Deve girar para leste, mas não zera totalmente de sul.

O dia do feriado deverá ser o menos intenso da trinca, mas ainda assim teremos surf, agora mais de sudeste. Rola uma raspa de sul em combinação com um balanço fraco de leste, devendo render cerca de meio metro de sudeste. Pela manhã, a exemplo dos outros dias, poderemos ter um pouco mais de pressão e possíveis séries um pouco maiores. Com a lestada em evolução, a tendência é de continuidade do vento leste, inclusive ganhando mais velocidade. O surf vai ser ameno perto dos outros dias, mas pode rolar uma valinha legal onde os ventos entrarem como terral. O tempo tende a melhorar e deve rolar um sol (mesmo com possíveis momentos de chuva rápida).

15/nov

sul

 

8 a 9s

 

momentos

 

finais

 

 

 

 

 

leste

 

6s

 

Ainda fraca,

 

tendendo

 

a subir

 

 

 

 

 

 

 

Sequência: A lestada parece apertar e pode gerar um windswell de leste do meio para o fim da semana

 

A terça ainda parece apresentar ondas fracas e lestadas, acompanhadas de ventos intensos do mesmo quadrante. Provavelmente na 4a a lestada ganha ainda mais intensidade e começam a surgir ondas de leste com mais pressão. O principal ponto é que o surf só terá condições mais interessantes quando esse vento der uma aliviada, ao menos durante as manhãs. Se tudo correr "bem", isso pode acontecer na 5a ou 6a, o que no ápice parece ter potencial para ondas de leste quase puro com aprox. 1,5m. Caso se consolide, essa pode ser umas das lestadas mais intensas da estação, o que também deverá aumentar o novamente o volume de chuvas durante a semana. 

Aqui é assim. O nosso comprometimento é com o surf, fazemos porque gostamos e agradecemos a força da galera. Agora é torcer pra massa desanimar com o tempo e dar uma aliviada no crowd.

Abraço, bom feriado e boas ondas!

www.ldsurf.com.br

 

fechar

Entre em contato
com a trip


fale conosco

PABX +55 (11) 2244-8747
Caixa Postal: 11485-5
CEP: 05414-012
São Paulo - SP

atendimento ao assinante

SP (11) 3512-9465
BH (31) 4063-8433
RJ (21) 4063-8482
das 09h às 18h
assinaturas@trip.com.br
 CENTRAL DO ASSINANTE 

ou se você preferir:

e-mail inválido!
mensagem enviada!
fechar

Assine


E leve ousadia, moda, irreverência,
comportamento, inspiração.
Tudo isso com coerência, profundidade
e um olhar que só a Trip tem.

trip

Desconto de 25%

1 ANO
11 edições
R$ 98,18
6 x R$ 16,36

Capa Conceito

assinar

1 ANO
11 edições
R$ 98,18
6 x R$ 16,36

Capa Trip Girl

assinar

trip

Grátis um super relógio

2 ANOS
22 edições
R$ 261,80
6 x R$ 43,63

Capa Conceito

assinar

2 ANOS
22 edições
R$ 261,80
6 x R$ 43,63

Capa Trip Girl

assinar
fechar