Feliz Dia das Bruxas

por Redação

O feriadão é de finados, mas o surf vai comer solto em muitas ondas de um metro ou mais

O feriadão é de finados, mas nas areias o clima vai estar mais para Dead Man's Party – a festiva versão mexicana de celebrar essa data. Com dois swells em apenas quatro dias, o surf vai comer solto em ondas de 1m ou mais de sul girando para sudeste e depois voltando pra sul. Os mapas de ventos andam bem instáveis, mas é praticamente certo que teremos que administrar doses diárias de vento sudoeste, em maior ou menor intensidade e duração.

Existe certa similaridade com o feriado de 12 de outubro, incluindo o sol no dia do feriado, mas desta vez parecem surgir mais brechas nos ventos. Para manter o costume, teremos também uma frente fria chegando junto e complicando o fim de semana, mas de 2ª em diante parece que o sol deve dar as caras. Tudo isso em função do novo ciclone que se desenvolverá ao sul do país.

Destaque também para o 2º turno das eleições, cravado no domingo de Halloween, o que exigirá uma certa dose de logística para conciliar o voto com o surf. A data para exercermos a democracia é bem infeliz, no meio do feriadão, mas não vamos deixar de votar, pois a bruxa estará solta!

Previsão do Tempo: Replay dos últimos fins de semana

O padrão do tempo vem se repetindo nas últimas semanas e mais uma vez uma frente fria chega em pleno fim de semana trazendo chuva e queda de temperatura, pela sétima vez seguida. Impressionante, em todos os finais de semana da primavera choveu pelo menos um dia.

Sábado promete ser o dia mais quente da semana, com tempo gradativamente mais fechado e chuva no fim do dia. Ainda assim, vai dar praia pois mesmo sem sol o mormaço vai estar forte.

Domingo promete ser bem menos aproveitável, pois deve chover durante mais tempo, com tempo fechado e início da queda de temperatura. Na 2ª as coisas começam a melhorar, com maiores chances de aberturas de sol durante a tarde. Deve dar praia no meio do dia. Tão logo o sol se por as temperaturas caem bastante e a madrugada deve ser fria. Na 3ª concentram-se as esperanças de um dia com 100% de sol para salvar a pele das meninas, sem chance de chuva. Mais uma vez a madrugada volta a trincar.

Daí em diante o sol predomina e não chove, com temperaturas estáveis e sem grandes recuperações em função da atividade prolongada do ciclone ao sul do país.

Análise das Ondas: Atlântico volta à ativa com dois swells sequenciais

A semana foi amena, e na verdade até rendeu um balanço de sul, de quarta para quinta-feira, devido há algumas pistas de baixa intensidade.

SWELL N.4

Já no que diz respeito à previsão, o anticiclone sinalizado na última semana se concretizou e também acabou gerando um ciclone de pequeno porte no meio do Atlântico, ainda ativo neste momento. Essa combinação é a fonte geradora do swell n.4, uma ondulação que entra de sul girando para sudeste. Começa a subir na tarde de hoje e atinge o ápice no sábado, com cerca de 1,5m. Depois declina bem devagar, com os momentos finais na 3ª, quando já estará bem fraco e será apenas um coadjuvante. Deverá também interagir com uma breve lestada de 6ª para sábado, o que trará uma leve influência de leste nas ondas tanto no sábado quanto no domingo.

SWELL N.5

De sábado para domingo um novo e bem definido se forma praticamente em cima da foz do Prata, com pistas de sudoeste se estendendo até o Rio Grande do Sul (sopra de sudoeste no litoral paulista entre o fim de tarde de sábado e a 2ª, já mais fraco). Terá médio porte e o principal ponto positivo é que ele parece ficar estacionado na área até 4ª, perdendo pressão gradativamente. Nasce aí o quinto swell da primavera, de sul com boa influência de sudoeste. Começa a encostar ainda fraco e desorganizado na 2ª (misturando-se ao swell n.4, de sudeste) e atinge o ápice logo em plena 3ª de feriado de finados, já bem mais alinhado.

O ponto negativo é a excessiva influência de sudoeste, o que poderá limitará o potencial das ondas mesmo nos picos de sul, passando por fora de todos os de leste e entrando bem mais fraco nos de sudeste. Mesmo assim, a expectativa é de possa bater ao menos 1,5m nos preferenciais de sul. Após este momento inicial mais forte, as ondas seguem em lento declínio e continuam quebrando de sul ao menos até 6ª, com o restinho final provavelmente para sábado.  

No longo prazo, há indícios de mais um pequeno ciclone ao sul do país. Estamos de olho, pois pode trazer um novo reforço para o outro fim de semana.

Liquid Dreams

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Sábado 30 de outubro:

  • Tempo: Dia + quente da semana. Parcialmente encoberto, ainda c/ possibilidade de aberturas logo cedo, depois fecha ao longo do dia. Deve chover no fim de tarde/ à noite;
  • Ventos: Nordeste a norte fraco, com possíveis rajadas mais nervosas de sudoeste à tarde;
  • Potencial de ondas: 1,5m;
  • Direção e período: Sul/sudeste - 12 a 11s - principal | Leste/NE - 6s - secundária;
  • Tendência: Nova subida trazida pelo swell n.4;
  • Destaque: O sábado será bem consistente em todos os picos do estado, com os preferenciais de sul a sudeste devendo receber séries na casa de 1,5m. Quanto aos ventos, esse é o dia mais seguro para os picos de sul a sudeste, especialmente pela manhã, pois deverá predominar o nordeste. No fim de tarde há sinalização de rajadas de sudoeste (anunciando a chuva), que prejudicam a formação. Já nos de leste o padrão de leste não compromete muito, e até as rajadas da tarde até pegam de terral em muitos deles. Tempo fechando gradativamente, com a massa negra vindo nos céus, durante a tarde, à direita de quem olha para o mar.

Domingo 31 de outubro: 

  • Tempo: Encosta a nova frente fria. Tempo fechado e chuvoso, com leve queda de temperatura;
  • Ventos: Noroeste virando rapidamente p/ sudoeste moderado logo cedo, virando para sul e devendo enfraquecer ao longo da tarde. Pode ficar praticamente parado no fim de tarde;
  • Potencial de ondas: 1 a 1,5m;
  • Direção e período: Sudeste - 11s - principal | leste/NE - 6s - secundária;
  • Tendência: Gira para sudeste, com mínima perda de pressão;
  • Destaque: As ondas continuam c/ boa pressão, mas o vento  agora entra mais forte desde o início do dia. Prometem soprar de noroeste e rapidamente viram p/ sudoeste (sudoeste direto também é possível) ainda pela manhã. Até o fim de tarde tendem a aliviar bem. Picos de sul: serão prejudicados com a entrada dos ventos, por isso vale dar uma checada zero hora. Fora esse momento, outra aposta é o final de tarde, provavelmente c/ bem menos ventos. Picos de leste: Devem ser opções razoáveis para a queda matinal, com boas chances de terral. No meio da tarde os ventos viram mais para sul e já não ajudam tanto. Fim de tarde melhora pra todo mundo, com menos vento e mais chuva no outside. Difícil vai ser pegar praia...

Segunda 1 de novembro: 

  • Tempo: Amanhece encoberto, ainda com possíveis chuvas isoladas, e vai melhorando ao longo do dia, mais certo à tarde.  Madrugada fria pela frente;
  • Ventos: Predomina o sudoeste com moderada atividade, com provável brecha pela manhã;
  • Potencial de ondas: 1 metro c/ possíveis séries maiores pela manhã
  • Direção e período: sudeste - 11s - principal | sul/ sudoeste - 6 a 8s - à tarde;
  • Tendência: O swell de sudeste perde pressão ao longo do dia e começa a pintar o 1os sinais do swell n.5 nos picos de sul;
  • Destaque: As ondas perdem pressão com mais nitidez, mas ainda há potencial para pelo menos 1m de sudeste, possivelmente um pouco mais pela manhã. De maneira geral, o melhor e maior momento deve ser justamente esse, com menos ventos. Neste dia os picos de leste e sudeste levam alguma vantagem, tanto pelos ventos quanto pela direção das ondas (mais tamanho e mais tempo útil de surf). Nos picos de sul também terá um surf, ainda que menor, mas o ideal é cair antes do vento sudoeste apertar. Quando isso acontecer, vai complicar. Os céus devem começar a abrir e o período da tarde é a melhor aposta para quem quer pegar uma praia.

Terça 2 de novembro: 

  • Tempo: Enfim, SOL!!! Não chove e a madrugada será fria novamente;
  • Ventos: Poucos ventos pela manhã e final de tarde, com sul/ sudoeste fraco a  moderado durante a tarde;
  • Potencial de ondas: 1,5m c/ possíveis maiores, de sul;
  • Direção e período: sul/ sudoeste - 11s - principal | sudeste - 11s - secundária;
  • Tendência: Ápice do swell n.5, de sul/ sudoeste;
  • Destaque: ALTAS de SUL & SOL! O vento sudoeste dos últimos dias mostra seu filho: o swell n.5! As ondas sobem bastante de sul/ sudoeste e podem passar de 1,5m nos preferenciais de desta direção. As leituras mostram que os ventos não estão muito certos para esse dia, mas devem seguir o padrão recente, soprando de SW novamente. Nos picos onde as ondas estarão maiores (de sul), a melhor opção parece ser o período da manhã, com menos maral. Durante a tarde a atividade dos ventos deve aumentar um pouco, agora mais de sul, e mesmo que a formação piore um pouco o surf segue firme e forte. Nos picos de sudeste e principalmente de leste, o potencial de tamanho será limitado, mas os ventos tendem a colaborar um pouco mais.

Sequência: Surf segue ativo e declinante de sul, vivo ao menos até 6a.

A semana deve seguir com cerca de um metro/ metrão de sul na 4a, e daí em diante seguem em gradativo declínio, girando um pouco para sudeste até o sábado. Para o FDS a expectativa conservadora é de cerca de meio metro de sul/sudeste c/ aprox. 8 a 9s de período. Existe a possibilidade de um pequeno reforço de sul ao longo do FDS, com indícios de mais ventos do quadrante sul pela frente. Caso se confirme, aumenta também a chance de mais uma complicada no tempo.

É nesse clima de aniversário de 3 anos de Liquid Dreams, com dois swells pra animar a festa que a gente segue para mais um feriadão recheado de surf!

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

fechar