por Luiz Filipe Tavares

Ativistas realizam festa na Vila Madalena e pedem parque para preservar rio do bairro

Coletivos, artistas, moradores, comerciantes, arquitetos e intelectuais paulistanos se reunem nesta sexta, dia 2, em nome da preservação de um rio na Vila Madalena. Entre as 10h e as 18h deste feriado de Finados, o evento Existe rio em SP pede a criação de um parque linear que preserve a arte e acabe com as enchentes no percurso do Rio Verde, que corta o bairro nas imediações conhecidas como Becos do Graffiti, onde grandes nomes da street art nacional ocupam os muros da cidade com sua arte.

O projeto do Parque Linear do Rio Verde já está transitando na prefeitura de São Paulo desde 2009 e agora espera uma concessão de Licença Ambiental de Instalação. Serão 65,4 mil metros quadrados de área preservada que, segundo matéria da revista Exame publicada em agosto deste ano, "será construído com tecnologia para aumentar a absorção de água na região, que sofre com as constantes enchentes durante a temporada de chuvas."

 

"O que a gente está fazendo aqui é uma coisa que poderia ser feita em muitos outros lugares em São Paulo, então é uma questão que transcende os limites da Vila Madalena". Baixo Ribeiro

 

"O importante é mobilizar as pessoas do bairro para a discussão do assunto", explicou Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural e um dos organizadores do evento. "Essa é a primeira vez que vamos falar com os moradores e comerciantes da região sobre isso. São essas pessoas que precisam ver essa ideia com uma boa solução para a cidade. A questão das enchentes alí é importante e basicamente acontecem sempre pelo mesmo motivo: tratamos os rios de São Paulo como se eles não existissem."

"O projeto de construção do parque já existe há mais de quatro anos e ainda não foi realizado. E nós queremos que esse assunto esteja em pauta para a próxima gestão", continuou Baixo. "Para realizarmos isso está faltando essa mobilização popular que estamos perseguindo com esse evento, tudo em nome de uma discussão aberta em relação aos benefícios que o parque poderia trazer. O que a gente está fazendo aqui é uma coisa que poderia ser feita em muitos outros lugares em São Paulo, então é uma questão que transcende os limites da Vila Madalena."

Na programação estão mesas de discussão, exposições, live painting, discotecagem, instalações, sebo de livros, aulas abertas e oficinas de capoeira, bike trial, skate, patins e basquete de rua. Para ver a grade completa de atividades da festa, acesse a página do movimento no Facebook.

Vai lá: Existe rio em SP
Quando: 2/11, sexta, das 10h às 18h
Onde: Entre as ruas Aspicuelta, Medeiros de Albuquerque e Harmonia - Vila Madalena/São Paulo
Quanto: grátis
Fanpage: www.facebook.com/ExisteRioEmSP

matérias relacionadas