Por Redação
em 21 de setembro de 2005
A competição começou na famosa praia de Bell´s, Austrália, em ondas com mais de dois metros, e dois dias depois, após ficar interrompida por outros dois devido à redução do tamanho das ondas, foi transferida para Johanna Beach, a duas horas de carro de distância.
Em Johanna as ondas atingiam dois metros e rolaram as baterias mais emocionantes. Neco Padaratz venceu o então líder do ranking Dean Morrison, perdendo na bateria seguinte para o campeão Andy Irons. Ficou em nono e ocupa a sétima colocação no ranking, melhor brasileiro. Guilherme Herdy, quinto colocado, foi o melhor na etapa. Perdeu nas quartas-de-final para Mick Fanning, mesma fase em que houve a disputa entre o ídolo local e recente papai Mark Occhilupo e o hexacampeão Kelly Slater, que saiu vencedor. A bateria decisiva envolveu os dois melhores de 2002, e Andy, com a vitória sobre Joel Parkinson, voltou para o topo do ranking.
**
O Tour segue agora para sua etapa mais temida, em Teahupoo, no Taiti, com início previsto para a próxima terça-feira. O melhor brasileiro no circuito, Neco Padaratz, não disputou a prova nos últimos anos. Em 2000, viveu sua pior experiência no esporte nessa onda. Depois de um caldo monumental, ficou preso no fundo de coral e só foi salvo porque usava um capacete de cor flúor, que facilitou sua localização e resgate. Recentemente, num papo a esse respeito, Neco me disse que tem duas datas de nascimento, uma em 11/08/76 e outra em Teahupoo em 2000. ‘Eu nasci de novo.’
**
Antes de seguir para o Taiti, Neco, seu colega e rival Peterson Rosa, além de Fábio Gouveia, Victor Ribas, Armando Daltro e Paulo Moura, voltaram para o Brasil para disputar a segunda etapa do Super Surf, o circuito brasileiro profissional. A prova está sendo disputada na Prainha, Torres, RS, que ontem apresentava boas condições de mar. A presença dos atletas que disputam o Mundial torna o evento ainda mais atrativo e pode alterar seu cronograma. Caso um dos seis chegue às finais, o campeonato masculino será encerrado no sábado, a fim de permitir que eles cheguem a tempo no Taiti. A decisão no feminino será no domingo.
Tricampeão brasileiro, recordista de títulos de etapas (oito), atual líder do ranking e finalista nas duas últimas provas, Peterson Rosa é o favorito para embolsar boa parte dos R$ 60 mil de premiação e ganhar mais um Saveiro Volkswagen.
**
Embalado pelo recorde (ainda por ser homologado) de distância, 12 km, e tempo, 35 minutos, surfando uma onda no Rio Araguari, no fenômeno da pororoca, Picuruta Salazar, 42, embarcou para a Nova Zelândia onde conquistou mais um título para sua vitoriosa carreira.
Formando a equipe brasileira com Saulo Lyra, David Huzadel e sob a coordenação de Marcos Conde, Picuruta foi o campeão na categoria 40 a 44 anos no Mundial Master, organizado pela ISA (International Surfing Association), órgão reconhecido pelo COI. A vitória de Picuruta reforça a cobrança brasileira por, ao menos, uma vaga no Mundial Master da ASP. Além do trio que representou muito bem o Brasil na Nova Zelândia, outros nomes como Tinguinha, Jojó, Pedro Muller e muitos outros poderiam ser lembrados. Quem sabe agora.
O gaúcho Beto Schimitz (3º) foi o melhor brasileiro no Wallaby Open, disputado na Flórida, EUA, prova na qual os pilotos decolam a partir de ultraleves. Hexacampeão brasileiro ele se prepara para o Mundial, que será em Brasília em agosto.
Ultramaratonistas de luto
Pela morte de Scott Douglas MCQueeney, 47, veterano da Bad Water (corrida de 200 km nos EUA), no dia 26 ao cruzar a chegada de uma prova no Oregon. Ainda não se sabe a causa.
A TV americana Outdoor Life Network pretende transmitir ao vivo, durante nove horas e com três câmeras, o ataque que um grupo de alpinistas fará nos próximos dias ao cume do Everest.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu