Logo Trip

Esticadinha

Exercícios prós para exercitar e alongar o abdome

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Não sei se vocês já escutaram a frase a força do homem está no abdome. É real. Essa importante musculatura funciona como pivô e tem que ser sempre trabalhada. No músculo do abdome, chamado de rectus abdominis, a variação das direções das fibras – que correm verticalmente -, dão estabilidade e eficácia na performance de nossos movimentos. As fibras que vão do púbis (quadril) até as costelas são as responsáveis pela ação de flexão da espinha. Por isso, manter a musculatura dessa parte do corpo sempre fortalecida ajuda a ter uma postura correta, traz menos riscos de futuros problemas na região lombar e facilita as atividades diárias.
É chata aquela dorzinha na barriga na hora de fazer um exercício de abdominal, mas, acredite: ele é essencial para o nosso bem-estar. A seguir algumas séries que podem ser feitas em qualquer lugar, sem nenhum tipo de aparelho:
1) Iniciante
Deite em um colchão e flexione as duas pernas, mantendo os pés no chão. Flexione levemente o tronco para cima, de modo a esticar os braços e coloque as mãos nas pernas. Comece o exercício levando as mãos das pernas até o joelho, soltando o ar na subida. Desça lentamente, nunca encostando totalmente as costas no chão, para a força ficar concentrada nos músculos abdominais. Lembre-se que a região lombar tem que ficar apoiada e imóvel.
2) Avançado
Deite em um colchão com as duas pernas para cima, paralelas e semiflexionadas. Deixe os braços ao lado do corpo como apoio (mantenha sempre a cabeça e as costas no chão). Comece o exercício com o abdome contraído e solte o ar à medida que as pernas são impulsionadas pelo movimento de rotação do quadril. Volte à posição inicial devagar, segurando a contração abdominal e repita o movimento.
Atenção: em ambos os casos, faça três séries de 20 repetições com intervalos de 45 segundos. Lembre-se que exercícios avançados, como o acima, não são recomendados por pessoas que sofrem de dores na região lombar.
Renato Vieira, 29, é personal trainer

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM