Porque é importante...
Para qualquer pessoa razoável, o lugar que mais necessita de escola é a prisão. A escola prisional é uma ponta de lança da educação e da cultura da sociedade. Farol a iluminar o caminho. A única opção ao sufoco estupidificante das grades e das muralhas. É por onde entra o oxigênio cultural. A chance do preso conhecer os códigos de comunicação da humanidade e, como queria Paulo Freire, fazer uma nova leitura do mundo e da vida. E ai, se preparar para o que enfrentará ao sair.
O prisioneiro constrói o conhecimento na troca com seus professores. Desdobra dentro de si a partir de sua cultura anterior. É enriquecedor observá-los preocupadíssimos em devolver ao meio. Querendo socializar com os companheiros, filhos e familiares. Alguns se tornam grandes professores. O indivíduo nunca é apenas veículo de passagem. Ele sempre sai maior no processo. Aprender, é como viver, não cessa jamais. É processo que uma vez desencadeado não tem mais fim.
E todo esse processo se dá na escola da prisão, por isso que acredito, com toda minha alma, que o coração da prisão é sua escola. Parodiando o grande Nelson Mandela, se houver escola na prisão e a escola esta bem, a prisão estará oferecendo opções e os prisioneiros terão chances de reconstruir suas vidas.
Luiz Mendes
22/03/2010.