Logo Trip

Enquanto houver neve

A incorporação de esporte de ação pelas Olimpíadas tirou a força dos XGames

Por Redação

em 8 de fevereiro de 2007

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Olimpíada dos esportes de ação, o impactante subtítulo dos XGames fazia todo o sentido quando sua primeira edição despertou a atenção do mundo há uma década. Mas sua freqüência, com duas edições anuais, a parafernália midiática/comercial dos eventos e o fato de as Olimpíadas, as originais, terem incorporado alguns esportes de ação contribuíram para atenuar a repercussão dos XGames mundo afora.

Por aqui isso é ainda mais sentido nos XGames de inverno, no qual nenhum brasileiro participa. Nos de verão brilhamos com vários medalhistas, especialmente no skate, e os Jogos reverberam. Mas por lá, nos EUA, o bicho pega. A 11ª edição dos XGames de inverno acabou na semana passada em Aspen e levou a maior multidão da história dos Jogos para as montanhas de Snowmass. Mais de 76 mil pessoas conferiram as manobras dos 230 atletas em provas de motocicleta, snowmobile, esqui e snowboard.

As provas a motor são sucesso garantido na terra com o maior déficit de carbono do planeta. A competição de snowmobile atrai não só os amantes dos esportes de neve e montanha como os aficionados por motocross, e estes têm ainda as corridas e os saltos sobre duas rodas num terreno bem menos aderente que o habitual.

No esqui, o destaque fica para as combinações inusitadas. Em vez do slalom e dos saltos de longa distância, os esquiadores vão para o half pipe (Super Pipe), para a descida com obstáculos (slopestyle) e para o esqui cross (Skier X), uma corrida com seis competidores cheia de curvas e saltos na qual os esquiadores superam em mais de 10% a velocidade dos snowboarders – criadores da modalidade. Quedas são habituais, e a final deste ano teve uma sensacional bem na chegada, para sorte de Casey Puckett, que ficou com o ouro.

No snowboard, esporte que entrou para as Olimpíadas em Nagano, os favoritos ficaram para trás. No Super Pipe, disputado na pista mais alta e extensa já montada para a prova, Steve Fisher, 24, levou a melhor sobre Shaun White, o “tomate voador”, que tentava a sua sétima medalha de ouro para bater o recorde dos XGames. “Assim como eu disse quando tinha 15 anos e ganhei duas medalhas de prata, volto o ano que vem para o ouro”, lamentou White.

No slopestyle, prova que White detém quatro ouros, quem levou a melhor foi o norueguês Andréas Wiig, 25: “Eu tenho todo o respeito do mundo por Shaun, mas é bom para o snowboarding que não seja mais sobre uma pessoa”, disse o campeão.

No Snowboarder X, outro Shaun, o Palmer, que divide com White o recorde de seis ouros, também ficou para trás, e nos últimos segundos da descida. Nate Holland, 28, levou a melhor na final que além de Palmer (4º) teve o medalhista olímpico Sett Wescott (3º) e os irmãos franceses Xavier e Paul Henri de le Rue.

As últimas provas dos XGames aconteceram dois dias antes do anúncio do relatório da ONU sobre o aquecimento global, e nevava em Aspen.

NOTAS

WQS – BRASIL/HAVAÍ/BRASIL
Simão Romão venceu o amigo Pablo Paulino na final brasileira do Mormaii Costão Pro, etapa seis estrelas disputada em Florianópolis. Os dois nunca tinham chegado tão longe numa etapa do mundial de surfe. Em Pipeline estão rolando ondas de 8 a 12 pés no The Monster Energy. Wiggoly Dantas, 17, avançou para o quarto round e é o único brasileiro na competição. E na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, o Hang Loose Pro começou na terça com ondas de 3 a 4 pés. Cinco estrelas “prime” a prova distribui os mesmos 2.500 pontos que uma etapa seis estrelas.

BRUNA SURFISTINHA
Surfista de verdade Bruna Schmitz, 16, está na Austrália, ficou em 9º na primeira etapa do ano do WQS em Philip Island e agora disputa o circuito pro junior local. Com o adiamento da primeira etapa do Super Surf no Brasil, Bruninha esticará a temporada e disputará mais duas provas do Mundial por lá.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM