Enea virtual, tetra real

por Redação

Kelly Slater, que foi o mais jovem e também o mais velho a vencer o Tour, segue rasgando as estatísticas

Aos 36 anos, Kelly Slater é o segundo mais velho entre os 45 surfistas que disputam a elite mundial. Mas o octocampeão, que foi o mais jovem e também o mais velho a vencer o Tour, segue rasgando as estatísticas. Ontem, em Jeffreys Bay, África do Sul, ele obteve sua 38ª vitória em 14 temporadas de WCT. Foi o quarto triunfo no ano, e, para mais conforto, a única etapa que não venceu ficou com um atleta que não disputa o Tour, o brasileiro Bruno Santos, wild card no Taiti vindo das triagens.

Quer mais? Venceu ontem pela segunda vez seu maior rival na temporada, o atual campeão Mick Fanning, numa final que só não foi mais emocionante porque as ondas de dois metros que brindaram a manhã do último dia do Billabong Pro desapareceram com o forte vento maral a partir das semifinais.

Ainda com boas condições de mar, Adriano Mineirinho enfrentou Slater nas quartas e não teve chances contra o americano. Mas o quinto lugar foi mais um ótimo resultado para o brasileiro, que agora aparece em sexto no ranking, com 3.500 pontos, embolado entre os primeiros, Joel Parkinson é o segundo, com 3.900.

Slater abriu mais de 1.200 pontos sobre Parkinson, e com quatro vitórias entre os oito resultados que serão somados este ano a discussão passa a ser o 10º título, porque o nono virtualmente ele levou. Se Slater não esperava vida tão fácil a essa altura do campeonato, a cearense Tita Tavares não devia imaginar que o surfe lhe traria tantas alegrias quando começou a brincar nas ondas do Titanzinho. Vivendo na privilegiada favela à beira-mar, o surfe se tornou mais que uma válvula de escape para as dificuldades da vida, virou sua realização profissional e social.

Tita ficou em segundo na quarta etapa do SuperSurf disputada em Itamambuca, Ubatuba, vencida por Suelen Naraisa, e com isso conquistou o tetracampeonato brasileiro por antecipação. No masculino, Renato Galvão venceu e William Cardoso reassumiu a liderança do circuito. Eles e mais dez têm chances matemáticas de brigar pelo título na última etapa, na Barra da Tijuca, Rio, em setembro.

CONTINUA EM SEGREDO
A próxima etapa do WCT começa dia 30 mas ainda não se sabe onde. Deve ser em Bali, a seletiva é em Padang Padang, que agora tem um navio encalhado.

SKATE VERT NOS EUA
Dobradinha brasileira na Califórnia, Rony Gomes,16, venceu e Pedro Barros,13, foi segundo no amador do Maloof Cup, que distribuiu US$ 450 mil entre os profissionais. E dia 31 começam os Xgames; no Big Air, os brasileiros Bob, Ueda e Edgard Vovô.

MOUNTAIN BIKE
Rubens Donizete, 28, garantiu vaga para Pequim e com Jacqueline Mourão representará o Brasil.
fechar