Encontros notáveis
Nosso editor convidado relembra a incrível noite que uniu bambas e feras das pick-ups
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
por Rodrigo Teixeira* retrato B+
Tenho que admitir que várias vezes encontrei gringos que sabiam muito mais sobre música brasileira que eu. Em 2002 conheci o B+ (pronuncia-se bi plâs) ou Brian Cross ? fotógrafo americano responsável pelas capas de CDs de nomes conhecidos do hip-hop como DJ Shadow, Blackalicious, Dilated Peoples e Jurassic 5. Ele não estava no Brasil só para tomar caipirinha. Na época, finalizava seu primeiro documentário ? Keepintime:Talking Drums and Whispering Vinyls, filme (hoje esgotado) de meia hora com depoimentos inéditos e parte da jam que juntou os bateristas Paul Humprey, James Gadson e Earl Palmer (que gravaram alguns dos breaks mais sampleados pelo povo do rap) e os melhores beat jugglers do planeta (DJs que recriam as batidas a partir de scratches). A idéia de B+ era fazer a mesma coisa por aqui, colocando bateristas e DJs ao mesmo tempo no palco.
Tive a oportunidade de fazer parte da versão brasileira do Keepintime. Apresentei meu amigo João Parahyba, do Trio Mocotó, ao B+ e depois viajamos para o Rio para encontrar o Mamão, do Azimuth, e o sagrado Wilson das Neves (que já tocou com todo mundo: Elis Regina, Chico Buarque, Roberto Carlos e Elizeth Cardoso). O objetivo era fazer entrevistas para o filme e saber se eles topariam tocar junto com os DJs num show semelhante ao que ele fez nos EUA. Fiquei me perguntando qual seria a reação de um músico da velha escola vendo um DJ arrepiando no toca-discos. Besteira. Eles toparam na hora. O evento, batizado de Brazilintime, rolou no Rio, numa única noite em novembro de 2003. Quem perdeu vai ter que esperar o filme sair no próximo ano. Ou então, adquirir o DVD Keepintime: A Live Recording que só saiu lá fora.
*Rodrigo Teixeira, 27, o DJ Nuts, comanda as carrapetas desde 1991
VÁ LÁ: O DVD Keepintime: A Live Recording é zona 0 e funciona em todas as regiões. Traz o filme original, clipes do B+, discografias dos envolvidos, um pedaço do Brazilintime, um CD de remixes de Cut Chemist, DJ Shadow, J-Rocc e outros. Pode ser comprado por US$ 25 no www.mochilla.com/keepintime/store.htm
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu
-
Trip
A ressurreição de Grilo