Em busca da unificação

por Luiz Filipe Tavares

José Aldo pode tornar-se o primeiro campeão em duas categorias do UFC simultaneamente

José Aldo pode unificar em breve os títulos do UFC nas categorias Peso Pena (até 66kg) e Peso Leve (até 70kg). O lutador amazonense vai enfrentar Anthony Pettis no próximo dia 6 de agosto em luta valendo o cinturão de Aldo, na categoria peso pena, com limite de peso em 145 libras. O brasileiro resistiu inicialmente à ideia de confrontar Pettis, que nunca lutou profissionalemente na categoria de Aldo. Mas nosso guerreiro do Amazonas deu o braço a torcer e aceitou o confronto com uma condição: ter a chance de unificar o seu título em duas categorias diferentes do UFC.

Dana White, grande chefão do Ultimate Fighting Championship, aceitou os termos de José Aldo. Agora, se o brasileiro vencer Pettis em agosto, ganha a chance de enfrentar o vencedor da luta entre Benson Henderson (atual campeão dos Leves) contra Gilbert Melendez, que acontece em San José (Califórnia) como evento principal do UFC on Fox em 20 de abril.

Pettis é um lutador de Milwakee que tem um bom cartel na categoria Leve. São 16 vitórias, sendo sete por nocaute e seis por submissão, e apenas duas derrotas. Aldo tem 23 vitórias, sendo 13 nocautes e duas submissões. Sua única derrota aconteceu no Jungle Fight 5, quando foi finalizado por Luciano Azevedo no segundo round.

Caso vença suas duas próximas lutas, Aldo pode se tornar o primeiro lutador a ser campeão de duas categorias simultaneamente e o primeiro a sagrar-se campeão do UFC em duas faixas de peso desde desde 2008, quando BJ Penn venceu Joe Stevenson e ficou com o cinturão dos médios. Penn havia sido campeão também na categoria meio-médio em 2004. Antes de Penn, o único lutador a conseguir essa proeza foi a lenda viva Randy Couture, campeão entre os Pesados (1997, 2000 e 2007) e Meio Pesados (2004).

Em 2011, após ser eleito melhor lutador do UFC em 2010, Aldo foi perfilado na edição #197 da Trip, especial Segredos e Mentiras, em uma entrevista que você lê na íntegra clicando aqui.

fechar