Educação; o Projeto Humano

por Luiz Alberto Mendes

Projeto Humano

 

Somos vidas inacabadas, como as árvores e os demais animais. Inventamos a Educação que é esse processo de caminharmos para frente estabelecendo vínculos com o que foi produzido para trás. Do que aprendi, a Educação se destaca como a mais importante das criações humanas.

Acredito no projeto humano, mesmo sabendo-o ameaçado e submetido ao mesmismo dominante. O que temos de humano em nós, há de se rebelar contra essa nossa ética de mercado que só cuida do lucro, em detrimento à pessoa. Não podemos continuar convivendo com as distorções existentes indeterminadamente. É imoral. A história nos mostra que o homem não é capaz de conviver na imoralidade indefinitivamente. Educação é o caminho por onde o ser humano se rebela de modo mais coerente e produtivo.

Considero-me produto dessa rebelião racional. Não haviam me deixado nada e quem não tem nada se volta para algum tipo de auto destruição. O crime, as drogas, a velocidade, emoções violentas e outras mazelas sociais. Estupidificado pela ignorância me deixei levar pela violência. Não consegui enxergar a tempo. O processo de auto-educação foi para não perder o que ainda me restava.

Quem não tem educação esta sendo roubado. Ser educado é ter entendimento, participação, capacidade de escolher, de criticar, de realizar e ser decente. A luta é por nos formar e nos torna mais vastos e expandidos. Ganhará a corrida do futuro o país que tiver o melhor sistema de Educação. A China tem feito isso, e esta é a razão de seu sucesso. Estão, nesse momento, construindo cerca de duas mil universidades; formam cerca de 400 mil engenheiros por ano.

Uma geração planta árvores, a outra usufrui a sombra. Confúcio ensinava: “Eduque as pessoas e faça-as ricas.” Imagino, o sábio queria dizer ricas mas em interioridade, não apenas em capital amoedado, como é interpretado.

                                                   **

Luiz Mendes

22/05/2013.

fechar