ECLÉTICO E ÉTICO
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Já havia ouvido falar em Half Moon Bay há bastante tempo. Ainda na década de 70, um amigo fabricou pranchas com o nome da Baía da Meia Lua, à qual tinha visitado numa viagem ao norte da Califórnia. Maverick’s no entanto, até há pouco, só associava a número de cilindros, rodas e à concorrida Feira de carros antigos às terças-feiras na praça Charles Miller.
Nos últimos anos, as ondas que alcançam a baía e quebram na bancada de Maverick’s, incluíram os nomes no vocabulário do surfe. ‘Se o Havaí é a ‘Meca’ do surfe, Waimea é o templo supremo do big surfe’. A máxima, verdadeira durante décadas, agora é contestada. O Havaí, pela qualidade, diversidade e clima, segue como o principal palco para a prática do esporte; quando o assunto é onda grande, no entanto, Waimea deixou de ser a referência absoluta.
Na recém-terminada temporada de ondas grandes no hemisfério norte, Maverick’s roubou a cena. Ainda em outubro, uma ondulação gigante chegou de surpresa. Poucos estavam preparados. Entre eles, apenas três obtiveram sucesso, com a ajuda do jet-ski, no maior dia.
Peter Mel, Kenny Collins e Jeff Clark tiveram a sessão de suas vidas. Enquanto alguns poucos tentavam, sem sucesso, chegar remando ao line-up (o brasileiro Carlos Burle foi um deles), o trio surfou algumas das maiores ondas já documentadas, e com controle suficiente para entubar em morras de 25 pés.
No mês passado, quando o período de espera do Eddie Aikau – campeonato de ondas grandes realizado em Waimea – chegava ao fim, sem sua realização , rolava em Mav’s o Quiksilver Men Who Ride Mountain. Para 20 convidados, a prova aconteceu em ondas gigantes, lisas e tubulares.
Só na remada, durante oito horas, os big-riders se revezaram em baterias de cinco atletas. Ao final, a prova evidenciou que o surfe moderno está mais eclético do que nunca. Primeiro e segundo lugares, Darryl ‘Flea’ Virostko e Kelly Slater surfam bem em ondas de três a 30 pés. Peter Mel, quarto colocado, arrebenta rebocado pelo jet-ski ou remando, sem preconceito.
Enquanto os puristas seguem sustentando que surfe é no braço, os adeptos do tow-in vão encontrando novas opções e aumentando alguns pés nos drops.
Nas próximas semanas, um projeto batizado com o sugestivo nome de Neptuno, irá pôr pilha no assunto. Oito surfistas, entre eles Taylor Knox e Ken Bradshaw, irão, com uma estrutura que inclui um catamarã de 75 pés, um barco de pesca de 57 pés, helicóptero e oito jet-skis, a uma bancada distante 150 km da costa californiana. O lugar é conhecido como Cortês Bank e é, supostamente, o ponto onde estouram as maiores ondas do mundo. Em uma área do Pacífico, com profundidade de 5 mil pés, a bancada de Cortês sobe, ficando com apenas seis pés. O resultado desse acidente geográfico com as tempestades nascidas dias antes, ainda no Japão, são ondas de até 100 pés.
NOTAS
Escalada
André ‘Belezinha’ Berezoski venceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva que aconteceu na Barra da Tijuca, RJ, no último fim de semana. Paloma Cardoso ganhou na categoria feminina. Os 15 primeiros colocados têm vagas garantidas para concorrer no Sul-Americano, que será disputado sábado e domingo no mesmo local.
Corrida de aventura
As 49 equipes participantes do Elf Authentic Adventure, que envolve sete modalidades esportivas, estão no Ceará e ainda passarão pelo Piauí, rumo ao Maranhão. A equipe norte-americana Pharmanex lidera a competição. Dos oito times brasileiros, o EMA Brasil tem se destacado pela rapidez e ocupa o sexto lugar. A competição deve terminar entre os dias 27 e 29 deste mês. Mais informações: www.elf-adventure.com
Pára-quedismo
A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Pára-Quedismo começa hoje, dia 20, na praia do Pepê, Rio de Janeiro. A principal atração é o atleta Luiz Henrique ‘Sabiá’ dos Santos, tricampeão brasileiro. A competição abrange todas as modalidades do esporte e os saltos serão feitos a bordo de um avião especial chamado Sky Van.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu