Dois é pouco
A vitória de Renan Rocha foi a 2a de um brasileiro em cinco edições do Onbongo. Merece ser comemorada, mas
Por Redação
em 1 de novembro de 2006
Assim, como quem não quer nada, Renan Rocha se inscreveu no campeonato, foi passando as baterias e, quando viu, era o campeão do Onbongo Pro Surfing, etapa seis estrelas do mundial de acesso, WQS, disputada na semana passada em Itamambuca, Ubatuba, SP. Depois de 15 anos correndo o circuito mundial, nove deles na elite, Renan, 35, reduziu o ritmo este ano quando ficou fora do WCT pela segunda vez. Vem direcionando sua carreira para o jornalismo, fazendo reportagens para a ESPN Brasil, e nesta temporada correu apenas algumas provas do SuperSurf e do WQS disputadas no Brasil. Essa vitória parece ter reanimado seu espírito competitivo.
Renan tem casa em Itamambuca e foi lá que disputou seus primeiros campeonatos. A familiaridade com as ondas e o incentivo dos amigos foram determinantes na sua decisão em correr a etapa e evoluir nela. Ao longo da semana a ondulação variou bastante. No início da competição as ondas estavam pequenas e ele passou em segundo quando as baterias eram com quatro atletas. Nas fases avançadas, disputadas homem x homem, o mar ficou maior e irregular e Renan soube se colocar no pico e escolher as ondas certas.
Enquanto seus adversários tentavam sem muito sucesso manobras aéreas, superman, 360, ele fazia seu clássico surfe consistente de linha e somava os pontos necessários. Sem a pressão por pontos que outros competidores experimentavam, Renan surfou tranqüilo. Mesmo na final contra o australiano Troy Brooks, integrante do WCT, Ele manteve sua estratégia, e foi o suficiente.
Quando a sirene final tocou, Zecão se aproximou do campeão com o jet ski da organização para um encontro emocionado entre velhos amigos. Na areia mais vibração, com a filha, Luna, no colo ele recebeu o troféu e o prêmio de US$ 15 mil sob ovação do público. A vitória de Renan foi a segunda de um brasileiro em cinco edições do Onbongo e merece ser comemorada, mas para outros brasileiros que precisavam do resultado em casa a coisa ficou mais complicada, o que quer dizer, terá que ser decidida no Havaí.
Neco Padaratz perdeu de cara em Ubatuba, mas está muito próximo de confirmar a vaga; com 8600 pontos no ranking, deve precisar trocar um resultado. Victor Ribas está em situação um pouco mais confortável, ocupa a 11ª posição, duas acima de Neco, e ainda aparece na 25ª posição do WCT, a última para se manter na elite, basta chegar nas quartas-de-final do Nova Schin ou do Pipe Masters para se garantir. O bicampeão brasileiro Léo Neves está em 12º e ficou a uma bateria de garantir a vaga no Brasil. Rodrigo Dornelles em 15º é o último da zona de classificação pelo WQS e não pontuou em Ubatuba.
Saíram vitoriosos do Onbongo, além de Renan, Marcondes Rocha, que garantiu o título sul-americano, Simão Romão, 3º colocado, que subiu várias posições e tem chances no Havaí, e Bernardo Pigmeu, 5º colocado, segundo brasileiro – o primeiro é Adriano de Souza – oficialmente garantido na elite mundial em 2007.
***************
NOTAS
MUNDIAL DE SURFE – WCT
Sem Kelly Slater, Mark Occhilupo e agora também sem ondas o Nova Schin Festival, penúltima etapa da temporada, que começou segunda-feira em Imbituba, SC, foi interrompido para aguardar melhores condições. A prova vai até dia 8. Em entrevista coletiva Wayne Bartholomew, presidente da ASP, e Teco Padaratz anunciaram a realização do Mundial Masters no Brasil. A prova para maiores de 35 anos – e de 45 na Gran Master – não acontece há três anos e volta em 2007.
BIKE – DESAFIO 24 HORAS?
Com a presença do americano Rob Kish, recordista em participações na Raam, prova que serviu de inspiração para os organizadores, neste sábado Fortaleza, CE, recebe atletas para a prova num circuito de 13 km, nas categorias solo, duplas, quartetos e octetos, masculino, feminino e misto.
SKATE – VERTICAL
Ambos somaram 87,25 pontos, mas pelo critério de desempate Sandro Dias ficou em segundo, atrás do australiano Tas Pappas, na última etapa do LG Action Sports Championship, disputado em Dallas, Texas, EUA.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu