Quem possui mais domínio sobre a palavra, vai se desenvolver melhor profissionalmente
Bilhete de Pai para Filho
Meu filho:
Já nem lembro quando foi que li. Há muito tempo, décadas talvez. Foi tão importante e me influenciou tanto que sinto absoluta necessidade de passar para você.
Era relato de uma experiência científica na revista Seleções. Um pesquisador montou um teste de conhecimento de vocabulário. Em seguida, vai aplicá-lo em determinado grupo de formandos em Administração de Empresas, de uma Universidade norte-americana. Cinco anos depois, esse mesmo pesquisador, para completar sua pesquisa, vai atrás desses ex-formandos. Agora buscava saber como essas pessoas se desenvolveram na profissão para a qual se formaram e na vida.
Para ele o resultado não deve ter sido surpresa. Sempre há teses hipotéticas por trás de qualquer pesquisa. Pois bem: a maioria daqueles que obtiveram resultados inferiores, ou seja, conheciam menos palavras do vocabulário, não haviam conseguido se firmar na profissão. Tornaram-se motoristas de taxi, operários e exerciam profissões nada condizentes com a profissão para a qual haviam se formado. Já aqueles que se saíram melhor no teste, estavam bem. A maioria estava conseguindo sucesso profissional e social. Alguns haviam excedido expectativas e dirigiam enormes empresas com grandes responsabilidades.
O que o pesquisador pretende provar com tais resultados? Evidentemente que quem possui mais vocabulário, mais domínio sobre a palavra, vai conseguir se desenvolver melhor profissional e socialmente. Observe meu caro, que essa é uma prova científica, ou seja: que pode ser demonstrada a qualquer hora e sempre.
Preciso te dizer mais alguma coisa? Acho que não, né? Para mim funcionou. Jamais esqueci essa história e a partir dela o livro e o dicionário tornaram-se meus amigos inseparáveis.
Seu pai.
**
Luiz Mendes
29/03/2010