De olhos bem fechados
Um júri de especialistas escolhe as dez imagens mais poderosas da história do Brasil
Por Augusto Olivani
em 14 de outubro de 2013
As fotografias têm o poder de imortalizar momentos. Algumas se tornam ícones pela poética, outras, pelo jogo de cena. Mas são raros os casos em que elas têm essas qualidades e também conseguem sintetizar um momento histórico. É quando o fotógrafo deixa de relatar um fato e se torna um cronista, indo além do que os olhos veem.
Os olhos, aliás, são coadjuvantes nesta matéria (não fosse o fato de que é preciso deles para ler). A proposta é que boa parte das fotografias aqui descritas e comentadas possam ser acessadas na memória apenas pelas palavras, tal o poder delas no imaginário. Diferentemente de cenas repetidas à exaustão na televisão e facilmente acessíveis pelo YouTube, a ideia também é resgatar cenas do Brasil que nos lembrem o quão recente nosso país é. O brasileiro tem memória, sim.
Para escolher essas imagens, tão fortes e frescas em nossas memórias que mostrá-las se torna dispensável, reunimos um júri formado por Iatã Cannabrava, fotógrafo e coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco; Sergio Burgi, coordenador da área de fotografia do IMS – Instituto Moreira Salles (um dos maiores acervos do gênero no país); Eder Chiodetto, fotojornalista, curador e integrante do conselho consultivo do MAM-SP; e Boris Kossoy, fotógrafo e teórico conhecido como primeiro historiador da fotografia no Brasil.
Veja a lista abaixo e tente imaginar a imagem. Depois veja na galeria as fotos.
Foto 1) No mar, Leila Diniz grávida de chapéu – “Um retrato ousado, que rompeu com o comportamento da época, ajudando a transformar a figura e o papel da mulher, traduzindo o feminismo para o nosso contexto.” Eder Chiodetto
Foto 2) Avó e neto diante de uma já erguida Oca, em um Parque do Ibirapuera ainda em construção – “Captura um momento que antecede o caos que são paulo se tornou, mas já indicando o caminho da metrópole” Iatã Cannabrava
Foto 3) A vista da entrada da Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar ao fundo, no anoitecer do já distante século 19 – “Ajudou a criar a imagem de cartão-postal do Rio de Janeiro, além de trazer o contraste entre a exuberância da natureza e o processo de urbanização da cidade.” Sergio Burgi
Foto 4) Cabeças decepadas de cangaceiros, entre elas a de Lampião, são exibidas em uma escada como se estivessem em um altar – “Essa foto dá a dimensão de quão alucinado era o período do cangaço. A carga de informação dela não é só de violência, mas de alucinação também, em um momento em que havia um fervor não apenas religioso.” Iatã Cannabrava
Foto 5) Uma fila de engravatados aguarda para cumprimentar militares que estão sobre um tapete persa em Brasília, durante a ditadura. Todos estão sem cabeça na foto – “Um retrato do comportamento padronizado da política nacional, nesse beija-mão cheio de cerimônias sem sentido. É essa a crítica que o fotógrafo faz ao retirar do enquadramento as cabeças, inclusive a do presidente Geisel.” Eder Chiodetto
Foto 6) O presidente Jânio Quadros condecora Che Guevara, então Ministro das Indústrias de Cuba – “Imagem que provocou a cisão política do Brasil e que ecoa até hoje, ajudando a explicar os comportamentos da esquerda e da direita no país.” Boris Kossoy
Foto 7) Mais uma de Jânio: um presidente hesitante com os pés tortos, seu passo cruzado – “Sendo Jânio Quadros o único presidente que renunciou ao cargo, a imagem captura um momento de confusão na vida política do país e parece antever o que estava para acontecer.” Eder Chiodetto
Foto 8) Um índio toca a hélice de um avião, dando a impressão de que a está conhecendo — ou então empurrando a aeronave / “Representa um momento crucial do país, registrando o contato de duas civilizações e confrontando a população indígena com o avanço industrial sobre o Brasil profundo.” Sergio Burgi
Foto 9) Vista do alto, a cavalaria avança sobre o povo na Igreja da Candelária no dia da missa em homenagem ao estudante morto pela polícia / “Sintetiza todo o sentimento de repressão no período da ditadura, não só do ano de 1968 como de todo o regime militar.” Boris Kossoy
Foto 10) Pessoas andam sobre a laje da cobertura do Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília / “Uma imagem revisitada nas manifestações deste ano, quando as pessoas subiram no topo do Congresso, só que à noite. Serve de comentário sobre o povo no poder, além de ser um registro histórico.” Sergio Burgi
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