Deus
Recente um amigo perguntou se eu era ateu. Devolvi a pergunta tentando alcançar até onde ia a idéia dele de Deus, para poder responder. Percebi que ele tentava proselitismo e se empolgou quando dei ouvidos. Por todos os meios queria me convencer acerca da existência de Deus e sua doutrina determinista acerca da vida. Recitou verbetes da bíblia para embasar sua argumentação e um em especial que ele parecia adorar: “não cai um só fio de cabelo sem a permissão de Deus.” Acredita nisso literalmente.
Por azar (ou sorte, sei lá...), ele me pegou em momento errado. Estava mesmo a fim de dizer algumas coisas que rascavam como palha seca na garganta quando ouvia conversas semelhantes. Tentarei resumir; foram horas de conversa.
Principiei falando sobre macrocosmo. Só na Via Láctea, galáxia que habitamos, são centenas de milhares de sistemas de estrelas como o nosso. Não podemos esquecer que o Sol é uma estrela de 5ª grandeza. Existem muitas galáxias conhecidas pelo homem. Na medida em que aumentamos nossa capacidade tecnológica de devassar o Universo, sempre descobrimos novas galáxias. Einstein falava em um mundo em construção. Cientistas falam que o super bang inicial ainda esta a se expandir. O macrocosmo é infinitamente grande.
Se entrarmos no microcosmo, o átomo (que ninguém viu, apenas rastrearam no Tubo de Galvez) foi dividido em elétrons, prótons e nêutrons. Estes, por sua vez, estão sendo divididos e já temos notícias dos neutrinos e outros componentes. O que leva alguns cientistas a concluir que o microcosmo é infinitamente pequeno.
Há algum tempo, exploradores do Ártico encontraram um mamute de milhares de anos conservado dentro de uma geleira. Em seu estômago havia sementes de milho. Tais sementes foram plantadas e germinaram normalmente como qualquer outra. Coloque um feijão em algodão molhado. No dia seguinte terá um débil caule verde, já com minúsculas folhinhas buscando a luz. A vida é infinitamente complexa.
Que podemos nós, com nossas inteligências e habilidades tão limitadas, saber acerca de todas essas grandezas infinitas? Para cima ou para o alto os nossos limites são por demais evidentes. A partir desse encadeamento de idéias, concluí afirmando que Deus, o criador disso tudo, é grandeza infinitamente incompreensível à capacidade humana. E só então fui discutir o verbete da bíblia tão caro ao amigo.
Como podemos nos atrevemos a colocar Deus, que é tão infinitamente além da capacidade humana de entender ou dimensionar, preocupado se um fio de cabelo que vai cair ou não? O verbete pode ser muito alentador, admito. Mas é figuração, imagem, poesia pura que, provavelmente pode até estar querendo dizer outra coisa. Que até a queda de um fio de cabelo tem sentido na criação, por exemplo. Só por isso não vou considerá-la infinitamente absurda.
**
Luiz Mendes
22/11/2010.