Confissões de um Viciado Arrependido

por Redação

Os estragos ao corpo são conhecidos, mas sobre os danos psicológicos só mesmo um ex-fumante pode falar com propriedade. Além de ter fumado - maltratado o corpo com cancerígenos de ação lenta, segundo o próprio - durante 19 anos, Drauzio Varella é cancerólogo.

Ou seja, sabe de cor que quem fuma mais de 20 cigarros por dia vive, em média, 22 anos a menos que alguém que não fuma, que a nicotina leva sete segundos para chegar - via pulmão e corrente sanguínea - até o cérebro etc.

Mas o que impressiona em seu relato é a sombra que o cigarro lhe faz 20 anos após ter abandonado o vício. Apesar de toda a motivação pessoal, se quiser ser honesto, devo confessar que ainda sonho com o cigarro.

Sonho que estou fumando e sinto uma decepção horrível (...) Parece que meu caso não é único. Muitos ex-fumantes relatam sonho idêntico. A aparição é tão constante que deve representar um dos sintomas crônicos da abstinência, confessa em sua coluna publicada na Folha de São Paulo no sábado, 2 de junho.

Dois dias antes foi comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, quando o Ministério da Saúde anunciou a obrigatoriedade dos fabricantes de cigarro a incluírem imagens nos maços que reforcem ao fumante as consequências do vício.

Você pode integrar essa campanha enviando os cartões virtuais que o site Emotioncard criou em parceria com a TRIP, ou mesmo divulgando o link do newscotina com dados sobre o que o tabaco vem causando no mundo.

Envie cartões virtuais para seus amigos fumantes (a cada minuto 8 pessoas viram fumaça expectativa de vida).

fechar