Por Redação
em 21 de setembro de 2005
A terceira etapa do Projeto Rock Cidadania, parceria da TRIP com a rádio 89 FM e a prefeitura de São Paulo, aconteceu no dia 8 de junho, fechando a av. Jacu-Pêssego, zona leste da capital paulista. Quem apareceu por lá foi Humberto Gessinger e seus comparsas do Engenheiros do Hawaii. A banda aqueceu a tarde fria de cerca de 10 mil pessoas. Dessa vez, o foco do evento – que debate temas de interesse dos jovens – foi Saúde Sexual. Entidades e ONGs presentes distribuíram preservativos e folhetos informativos para quem passava.
Zeca Almeida Prado, 40, coordenador do projeto na 89 FM, ressaltou a segurança: São Miguel é uma das regiões mais violentas da metrópole, no entanto, não houve uma briga sequer. Além da conscientização social, o projeto visa separar de vez a visão de que rock está associado à violência. Quem reparar vai perceber que os roqueiros são os que mais se mobilizam contra a violência, emenda ele.
Iniciativa e atitude
Para o futuro, a rádio e a prefeitura prometem manter a qualidade dos shows e dos serviços. O próximo, marcado para a segunda quinzena de julho, terá o Fome Zero como tema e show do Ultrage a Rigor. Dessa vez, o trabalho das ONGs será voltado a doações e voluntários. Já a apresentação de 17 de agosto levanta a bandeira da Saúde da Criança, com participação do Capital Inicial.
É para garantir os direitos a todos os cidadãos que o projeto Rock Cidadania foi criado. Hoje, quatro meses depois, a cidade começa a colher os frutos da idéia. Além de uma soma de 70 mil pessoas desde o primeiro show – dia 4 de abril com os Paralamas do Sucesso -, novas organizações já foram criadas. A ONG Viajando Cidadania é um exemplo. Uma iniciativa de 20 alunos do curso de turismo da Faculdade Integração Zona Oeste (FIZO), em Osasco, na grande São Paulo, eles tiveram a idéia quando souberam do projeto da 89 FM. Pensamos em levar a cidadania para todo lugar, explica Maria Ivone Neto Cordeiro, 28, coordenadora da ONG. As pessoas não fazem nada porque pensam que só vão tapar buraco, mas, se cada um tapar o seu, conseguimos algo muito grande. O primeiro dia de atuação da Viajando Cidadania foi no show do IRA!, em 18 de maio. O grupo se uniu às outras ONGs na distribuição de preservativos.
Texto Daniel Costa Foto Ali Karakas
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu