Celular substitui cigarro na Inglaterra
De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo norte-americano antifumo Action on Smoking and Health (ASH), em Londres, e publicada no British Medical Journal, adolescentes consideram que quem fuma é 'ultrapassado' e que a moda é falar ao telefone celular.
Anne Charlton, da Universidade de Manchester, e Clive Bates, do ASH, examinaram dados referentes o fumo entre jovens e o uso de celulares na Grã-Bretanha entre 1997 e 2000 e descobriram que o vício entre os jovens de 15 anos caiu no Reino Unido de 30% para 23% entre 1996 e 1999.
Já a propriedade de telefones celulares no mesmo grupo etário subiu de perto de zero em 1996 para 70% em agosto deste ano.
Segundo a pesquisa, os adolescentes não possuem dinheiro suficiente para ter um celular e comprar cigarros ao mesmo tempo. Os telefones substituíram os cigarros como os símbolos da moda em termos de rebelião e maturidade, observam. Os celulares não são muito caros na Grã-Bretanha. Já um maço de cigarros pode custar até US$ 6 (cerca de R$ 11,50).
Norman Edelman, consultor da American Lung Association em Nova York, lembrou que são necessários outros estudos antes de provar a correlação. Há muitos casos de relações estatísticas erradas. (HealthScout e The Washington Post)