CAPACETE E CANA
A partir de abril, a montanha da cidade de Aspen será finalmente liberada para a prática do snowboard
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Demorou. Inaugurada há 54 anos, Aspen era uma das últimas estações de ‘esqui’ a resistir a avalanche do snowboard. A partir do dia primeiro de abril e não é mentira e a montanha da cidade será liberada para a prática do esporte.
As razões para a proibição nunca foram muito claras. Talvez a mais aristocrática estação norte-americana visse o estilo dos snowboarders, como pouco apropriado ao padrão de seus tradicionais freqüentadores. Mas para não assumir essa postura, digamos antipática, outro argumento era utilizado: a segurança.
Sendo estreita e bastante inclinada em sua chegada a pista pode não ser a mais apropriada ao snowboard. E realmente não é: a vizinha do complexo, Snowmass e muito mais agradável e expõe menos risco aos seus usuários.
O fato é que a resistência termina num momento em que a segurança nas pistas anda na pauta do dia. A neve farta da atual temporada associada à evolução dos equipamentos, que permitem manobras mais rápidas e atletas cada vez mais ousados, tem se tornado uma equação mortal nas pistas norte-americanas.
Só no Colorado, de dezembro até a semana nacional de segurança (National Safety Week, terminada em 19 de janeiro), seis pessoas haviam morrido. O número na verdade não é tão alarmante. Os recursos para redução de acidentes estão por toda a parte. E parecem estar fazendo efeito.
Na última temporada, o número de fatalidades caiu para 30 contra uma média de 34. Levando em consideração o número de visitantes, até que os índices são baixos. Entre esquiadores e snowboarders foram cerca de 52 milhões na última temporada com um índice de 0,57 vítimas fatais por milhão. Um índice muito razoável quando comparado com outros esportes – ciclismo, por exemplo.
Apesar disso os esforços continuam. O uso obrigatório do capacete está sendo proposto já para a próxima temporada. Grande número de acidentes fatais, a maioria ocasionado por colisões com árvores, poderia ser evitado com o seu uso.
Com todo aparato de segurança de que as estações dispõem, o que se percebe é que a maioria dos casos graves acontece fora das pistas. Quem decide sair dos limites considerados seguros pela estação deve decidir também como se preservar. São raros os casos fatais em áreas abertas ao público, e nesses casos outras medidas estão sendo tomadas.
Pela primeira vez na história, um esquiador foi condenado por matar um outro em uma colisão. O americano Nathan Hall, 21, foi condenado a 90 dias de prisão e 240 horas de serviços comunitários pela morte do carpinteiro Alan Cobb. No dia 20 de abril de 1997, Hall, então 18, descia a pista em alta velocidade quando colidiu com Cobb, 33, que foi levado ao hospital, onde foi declarado morto devido a danos cerebrais. Testemunhas disseram que Hall descia a montanha de maneira incontrolavelmente irresponsável. ‘Sim, foi culpa minha, eu estava esquiando muito rapidamente’, confessou Hall à Associated Press. A colisão fatal se deu em uma pista de nível intermediário no último dia da temporada de 96/97.
NOTAS
BIG TRIP
Em seu terceiro ano, o concurso aumenta o prêmio para o brasileiro que surfar a maior onda da temporada, agora são R$ 30 mil. O campeão das edições anteriores Rodrigo Resende, além de Carlos Burle, Danilo Couto e Eraldo Gueiros estão na lista de convidados para o Maverick’s Man Who Ride Mountains, que está em período de espera.
PALHAÇADA
Ex-editor da revista norte-americana Surfing, Jamie Brisick, 35, acaba de chegar do Havaí onde entrevistou o tricampeão mundial de surfe Tom Currem para a revista Details. No Brasil Brisick veio a convite de Vavá Ribeiro. Vai sair de palhaço na Mocidade Independente.
CORRIDA DE AVENTURA
Foi anunciado a criação do circuito mundial com sete provas em seis países. A EMA, em novembro, será a etapa brasileira. Uma prova na Europa, organizada pelo Discovery Channel, mídia oficial do circuito, reunirá as melhores equipes.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu