Por Redação
em 21 de setembro de 2005
O fator casa e a mobilidade do evento contribuíram muito para a vitória do australiano Joel Parkinson, na etapa de abertura do Mundial de surfe encerrada no domingo em Gold Coast, na Austrália. Iniciado em Burleigh Heads, o evento foi interrompido no primeiro dia para aguardar melhores condições do mar. Transferido dois dias mais tarde para Snapper Rock com ótimas ondas de até dois metros, o Quiksilver Pro ainda voltaria para Burleigh por um dia antes de ser concluído em Snapper.
Local da área, Joel soube se aproveitar do conhecimento das ondas e ganhou confiança nas baterias decisivas disputadas em seu quintal. Para chegar ao título, ‘Parko’ enfileirou os americanos.
Primeiro despachou a maior atração do evento, Kelly Slater, 30, de volta ao tour após três anos, nas oitavas-de-final. Depois fez barba e cabelo na família Lopez ao bater Shea na semifinal e seu irmão Cory na bateria decisiva.
Bicampeão mundial júnior, Joel começa seu segundo ano de WCT com uma vitória, a segunda na carreira. A primeira foi na África do Sul, em 99, competindo como convidado, o que para um garoto de 20 anos é um estímulo e tanto.
Seu conterrâneo Mark Occhilupo dividiu a terceira posição com Shea. Com a segunda etapa, o Rip Curl Pro, acontecendo em duas semanas também em águas australianas, Joel terá a chance de ratificar em casa o bom momento.
Para os brasileiros, a abertura da temporada foi muito ruim. Dos dez competidores, sete ficaram entre os últimos colocados, 33º lugar. Peterson Rosa, Fábio Gouveia e Teco Padaratz foram uma fase adiante, terminando na 17ª posição. Teco, que fora o único brasileiro a vencer na primeira fase, superando até o ídolo local Occhilupo, calculou mal o horário de sua bateria da terceira fase.
Acreditando que ela somente seria no sábado, saiu na sexta-feira à tarde da área da competição e a bateria da qual deveria participar fechou o dia. Bobeou e Pat O’Connell ficou com o caminho livre. Foi a pior participação brasileira na história do evento.
Entre os apontados como candidatos ao título de 2002, o melhor da etapa foi o havaiano Andy Irons (quinto).
Kelly Slater ficou em nono, Taj Burrow, Mick Fanning e o atual campeão C.J. Hobgood ficaram na 17º posição. Número um, C.J. levou a pior no primeiro de muitos confrontos que terá com o ‘wildcard’ Slater.
A tabela define as baterias iniciais entre os primeiros e os últimos no ranking.
Antes da segunda etapa, cujo período de espera se inicia no próximo dia 16, em Bells Beach, serão as mulheres que farão a estréia no WCT de 2002.
Assim como no masculino a volta de Slater trouxe novo gás ao Tour, no feminino a expectativa é pela volta da tetracampeã mundial Lisa Andersen, 33, ausente desde 1998.
Durante seu afastamento, quem dominou a cena foi a australiana Layne Beachley, 29, que no ano passado alcançou seu quarto título mundial.
Especialista em ondas grandes, Layne tem quebrado também nas competições em ondas menores.
O possível desempate e a busca do recorde de títulos mundiais vão esquentar o WCT feminino, que este ano passa a ter 18 competidoras, entre elas as brasileiras Tita Tavares e Jacqueline Silva, atual campeã do WQS.
Vai expirar
As bóias oceânicas anunciaram ontem uma ondulação de até 30 pés, deixando os competidores do Maverick’s Men Who Ride Mountains em alerta. Mas o campeonato de ondas grandes na Califórnia, Estados Unidos, não foi confirmado devido aos fortes ventos. O prazo para sua realização termina dia 31.
Corrida de aventura
Com o recorde de 52 equipes inscritas, a segunda etapa do Reebok Swatch Ecomotion começa dia 29 em Florianópolis (SC). Quem completar os 130 km do percurso primeiro leva R$ 6.500.
Júnior e mirim
O circuito Hang Loose Paulista para surfistas entre 5 e 18 anos começa neste sábado na praia do Tombo, no Guarujá. Há oito anos revelando talentos, a grande atração da temporada é Adriano Mineirinho, 14, que já está vencendo provas entre profissionais.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu