Brasília de boy

por Luiz Guedes
Trip #191

Volkswagen SP2: criado para concorrer com o Puma, com carroceria de fibra e motor de Fusca

Coloque-se no lugar de Rudolf Leiding. Executivo alemão, com uma promissora carreira dentro do grupo Volkswagen, é enviado a contragosto para o Brasil no fim dos anos 60 e assume a presidência da nossa filial. Na balada do “não existe pecado do lado de baixo do “equador”, se vê pressionado a fornecer componentes para a montagem do Puma, esportivo nacional construído com carroceria de fibra e motor de Fusca. O negócio, claro, não interessava aos planos da Volkswagen. Além de enxergar o Puma na vala da concorrência, a filial alemã estava mais preocupada em aumentar a produção do Fusca.

Mas a pressão era forte. E vinha de altos escalões do governo militar. Uma intricada manobra envolvendo políticos e empresários bem relacionados, algo incompreensível para o recém-chegado alemão.

Leiding cedeu às chantagens. Mas arquitetou uma vingança: construir no Brasil um esportivo de dois lugares, sobre a plataforma do Fusca, que concorresse com os modelos da Puma.

Nascia assim o Volkswagen SP2, o mais belo automóvel já parido pela engenharia tupiniquim, desejado por colecionadores do mundo inteiro.

De olho na traseira
Lançado em abril de 1972, o modelo chegava ao mercado em duas versões: SP1, mais simples e com motor 1.600 de 65 cv, e SP2, com acabamento luxuoso e motor 1.700 de 75 cv. Como a diferença de preço era pequena, a preferência recaiu sobre o SP2. Das mais de 10 mil unidades produzidas, apenas 168 foram do SP1, hoje uma verdadeira raridade.

Mas o SP2 também teve vida breve, encerrando sua produção em dezembro de 1975 – contribuiu para isso o modelo ter ficado “órfão” após o repentino retorno de Leiding para a Alemanha.Fã incondicional do modelo e proprietário de um impecável SP2 1973, o produtor musical Henry Jackson, 55 anos, é testemunha do sucesso que o esportivo nacional continua a fazer pelas ruas. “Sinto-me uma popozuda gostosa”, brinca. “As mulheres me esnobam. Mas, se passo por um grupo de rapazes na calçada, olho no retrovisor e vejo que todos estão olhando para a minha traseira.”

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