Logo Trip

BARRA ACIMA

São 700 as almas insanas que largam para a jornada de 230 quilômetros pelas areias do Saara

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Existe uma competição quase secreta e clandestina acontecendo entre as provas de esportes extremos: aquela pelo título de ‘a prova mais dura do mundo’. Quem, afinal, merece o caneco? Há uma década, o Ironman, originado no Havaí, era ors concours, ninguém duvidava que era esse o teste físico mais árduo a que um ser humano podia, voluntariamente, se submeter – quase 4 km nadando, 180 km pedalando e 42,3 km correndo. Difícil superar essas marcas.
Mas isso era no ido do século XX. Hoje, a barra foi colocada um pouco mais acima e provas como Badwater (mais de 200 km a pé do ponto mais baixo ao mais alto da Califórnia sob temperatura que ultrapassam 45 graus), Raid Gauloise (o rally humano mais longo e penoso do mundo) e maratona das areias, ou Marathon des Sables (sete dias correndo pelas areias escaldantes do Saara) fazem o Ironman parecer amarelinha. Ou não?
Coloquemos apenas uma delas, aquela que se auto-intitula a mais difícil do mundo, em foco: a maratona das areias.
A prova existe há 15 anos, no Marrocos, mas somente há três recebe cobertura extensa da mídia. No começo, apenas uma dezena de corajosos topavam encarar o desafio; hoje são 700 as almas insanas que largam para a jornada de 230 quilômetros pelas areias do Saara. Claro que correr uma maratona – 42 km e alguns metros – nas areias fofas e escaldantes do deserto mais famoso do mundo já seria suficientemente duro para 99,99% dos terráqueos, mas as regras da Maratona das Areias, ou das maratonas, porque a distância percorrida aqui equivale a 5 maratonas, fazem com que a competição ultrapasse a classificação de ‘árdua’ para se classificar em ‘insana’.
Competidores são instruídos a levar com eles todo o equipamento necessário para completar a viagem de sete dias. Somente uma quantidade limitada de água é fornecida por dia pela organização. Além de sleeping bag e repelentes, os atletas são obrigados a carregar um kit de sobrevivência que contém, entre outras coisas, antídoto para veneno de cobra e fogos para serem usados caso o descuidado se perca, o que é normal. A temperatura durante o dia pode facilmente chegar aos 50ºC; durante a noite, cai para 5ºC. Uma palestra ensina os atletas a como sobreviver a tempestades de areia. E é basicamente isso o que a organização faz pelo competidor – dada a largada, é cada um por si.
A Marathon des Sables desse ano vai acontecer entre 1 e 7 de abril no Marrocos. A má notícia, se você já pensou em correr, é que não há mais vagas. A boa notícia é que as inscrições para 2002 já foram abertas.
Será esse o teste físico mais árduo do mundo? Pense rápido porque agora mesmo, em algum lugar do planeta, alguém está bolando uma competição um pouco mais difícil, um pouco mais cruel, um pouco mais insana do que essa. E enquanto houver homens para superar limites, a barra continuará sendo colocada mais para cima.

NOTAS

MUNDIAL DE SURFE
Começou na segunda-feira o período de espera da quinta etapa do WQS, em Fernando de Noronha, PE. Até ontem não se tinha notícia do início da prova, móvel entre as praias da Cacimba do Padre e Boldró.

SKI / SNOW
Cerca de 20 brasileiros disputaram as provas européias visando classificação para os jogos olímpicos de inverno de 2002, em Salt Lake City, EUA. Isabel Clark ficou em 12º na prova e no Mundial de boarder cross disputado na Itália, enquanto, na Copa do Mundo de Ski, Guilherme Jacob ficou em terceiro na Master.

CORRIDA DE AVENTURA
A Adventure Gears / Lontra Radical, equipe com melhor desempenho nas provas disputadas no Brasil, será a representante do país no Desafio de Los Volcanes, na Patagônia argentina-chilena, de 21 a 24 de fevereiro.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM