Surf garantido e tempo bom com sol nos três dias do feriado; ondas devem chegar a um metro
Com um único swell contabilizado neste inverno, a troca de estações, associada a um período de transição do El Niño para o La Niña, parece realmente ter desligado as turbinas do Atlântico Sul. Conforme afirmamos no último boletim, Netuno só voltaria à ativa de verdade após a final da Copa, e a sinalização é de que o segundo swell do inverno pode chegar a partir da próxima quarta-feira.
Por enquanto, a maldição da blindagem de alta pressão continua nos envolvendo, e seguimos sem as condições necessárias para a chegada de uma ondulação de verdade. Na verdade poderia ser pior, e o feliz consolo é que pelo terceiro fim de semana consecutivo teremos alguma melhora nos dias do descanso. As ondas deverão ser trazidas por uma complexa mistura de uma casquinha do swell que passa por fora misturada a outras duas ondulações de vento, coadjuvantes, de sul e de leste.
O inverno costuma ser uma das estações mais complicadas para a previsão de ondas e principalmente para os ventos, o que também afeta diretamente o tempo. Quem acompanha de perto a evolução dos mapas e gráficos de previsão sabe o quanto eles andam voláteis nos últimos dias, e dessa vez temos uma bela lambança pra confundir quem precisa deles.
Culpa da ausência de uma tempestade bem definida, que resulta em ventos sem um direcionamento claro. Estamos tendo diversos “wind tilts” nesta semana, quando os modelos simplesmente travam e se recusam a mostrar o prognóstico, sendo que hoje alguns deles se limitam a dar a previsão apenas até amanhã! Mais ou menos como pilotar um avião à noite sem auxílio da torre de controle...
Feita a introdução, diante desse cenário com fontes fora de consenso, o mais sensato é optar pelo conservadorismo. Como o nosso negócio é decifrar quebra-cabeças líquidos, aí vão aos pontos-chave:
Surf
Está garantido nos três dias, na base do meio a um metro de sul a sul/ sudeste, incluindo momentos de um metro consistente com possíveis maiores. O maior dia deve ser o sábado e a preferência em termos de tamanho, a exemplo dos últimos FDS, recai sobre os picos de sul em função do ângulo da ondulação principal (influência de sudoeste).
Ventos
A opção mais provável é uma 6ª com poucos ventos, um sábado com a chegada de ventos mais intensos de sul/ sudeste e um domingo virando para leste. Algumas leituras recentes mostram redução da intensidade na costa paulista, enquanto outras “travaram”, conforme comentado acima. Nossa impressão é que a sexta é realmente o dia mais calmo, e para os outros dois a atividade deverá aumentar mesmo.
Tempo
O sol deve surgir e provavelmente predominar na maior parte do feriado. O risco de chuva, que parecia evidente entre o sábado e domingo (e inclusive é dado como certo em diversas “previsões de TV”), também vem diminuindo muito e a tendência é que, caso ocorra, seja muito leve e rápida, não comprometendo o fim de semana. Um fato que parece mais certo é não deveremos ter queda de temperatura, mantendo o padrão de noites levemente frias e tardes mais agradáveis. Ou seja, deve valer a praia!
Liquid Dreams
www.ldsurf.com.br
Twitter: @liquidsurf