Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Com o joelho direito recém-operado, Bob, 26, caminha rumo à pista inaugurada em outubro pela prefeita Marta Suplicy no bairro do Jabaquara, em SP. Com duas minirrampas, foi construída em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e faz parte do projeto Centros de Bairros, da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), que está projetando 44 pistas em 57 praças. Bob atendeu o convite da TRIP, que apóia a iniciativa de levar o esporte à periferia das cidades como forma de melhorar a vida de sua população.
Em poucos minutos, uma platéia se forma para conferir as manobras do campeão. Nunca vi esse desenho triangular, observa Bob: Quem fez teve muita criatividade. As duas minirramps, feitas de granilite, têm dois tipos de transição ? a curva da parede da pista ?, uma mais rápida que a outra. Bob elogia: Dá estrutura para a molecada andar em transição, que sempre tem em campeonatos, e é um lugar legítimo para eles, sem a polícia incomodar. Mas o top 1 abre uma ressalva para o perigo de a pista ser muito perto da avenida e de o formato triangular ser traiçoeiro para quem nunca andou: Você faz a manobra e, quando levanta a cabeça, dá de cara com a parede.
Depois de uma vitamina de abacate na padoca, a próxima parada foi a pista da Imigrantes, filha única de um projeto da CBSK em parceria com o governo estadual. A pista, em um parque onde ficava a antiga Febem, foi cedida pelo governador Geraldo Alckmin. Conta com obstáculos de street ? como vulcão, rampa reta 45º e spine com tri-lho, e também um bank. Antes de o rolê começar, damos de cara com Kid, que pulou a cerca do parque para andar de skate. O maluco, que na verdade se chama Vantuíu Perez e é embalador de guaraná Dolly, não desconfiava que ia cruzar com Bob. Nem mesmo que ia andar sozinho com ele. Desacreditei!, berrava Kid, jogando seu skate no chão: Para mim não tem Tony Hawk, mano. O melhor é o Bob!.
Geraldo ou dona Marta: quem mandou melhor?
Depois de um rolê de vinte minutos, o campeão disse que tanto a pista da Imigrantes quanto a do Jabaquara são melhores do que algumas dos EUA. E deu seu veredicto sobre a do governo: Tem um ângulo sem transição e umas outras falhas. Mas o design é 10. Difícil traduzir como uma pista deve ser para um cara que não anda de skate, como o pedreiro. Por isso, os defeitos aparecem. Mas, pelo menos, a prefeitura e o governo estão querendo dar o skate como lazer, babou Bob, que depois da session de skate ficou mais uns quinze minutos numa session de autógrafos entre os alucinados streeteiros da Imigrantes. Leia, em breve, as dicas de fitness do campeão.
(Carol Ramos)
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu