AVENTURA OLÍMPICA
A EMA (Expedição Mata Atlântica) terminou sua terceira edição este final de semana
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Certos esportes, como a corrida e a natação, surgiram como decorrência natural da atividade física humana. Outros são fruto do anseio de explorar terrenos e movimentos antes vistos como impróprios à condição humana. O surfe e o vôo livre são bons exemplos.
Numa escala hipotética de esportes de ação começando no instintivo e terminando no extremamente adaptado – a corrida de aventura estaria na ponta superior. O esporte que tanto cresce está entre os mais planejados, sofisticados e produzidos. E isto não se trata de uma crítica, apenas observação.
A receita: Atividade física (correr, remar, escalar), atividade intelectual (estratégia, navegação), atividade psicológica (relacionamento entre os membros da equipe e com as próprias limitações), com uma pitada de atividade ecológica/social (preocupação com o planeta).
O modelo, idealizado pelo francês Gerard Fuzil com o Raid Gauloise, vem se replicando. No Brasil a EMA (Expedição Mata Atlântica) terminou sua terceira edição este final de semana e vem crescendo em volume e importância.
Das 33 equipes inscritas apenas quatro concluíram a prova na categoria Expedição – de roteiro mais difícil – vencida pela norte-americana Epinephrine, em seis dias de prova. Outras cinco na Aventura e onze na Alternativa – a menos difícil -, assim definidas de acordo com os tempos nas passagens nos check points.
Entre as diversas versões espalhadas pelo mundo, a mais polêmica é o Eco-Challenge. Menos pela prova, mais pelo seu criador, Mark Burnett.
Responsável pelo ‘Survivor’, o show de realidade que foi exibido durante quase quatro meses em horário nobre e rede nacional nos Estados Unidos (a inspiração do global ‘No Limite’), ele ficou famoso e milionário.
O sucesso da primeira edição, uma das maiores audiências da TV norte-americana (também de receita, com comercial de 30 segundos valendo US$ 600 mil), garantiu a realização do ‘Survivor 2’; as gravações serão na imensidão do outback australiano e o vencedor terá direito a um passeio pela estação espacial russa Mir. (Há quem acredite que o segundo colocado deveria ter direito a dois passeios à estação.)
O fato é que as investidas de Burnett há muito perderam a alma puramente aventureira que as corridas de aventura originalmente tinham.
Menos poético, mais rentável, o criador do Eco-Challenge já declarou que gostaria de ser a NBA das provas de aventura, e tem como meta introduzir o esporte nas Olimpíadas.
Se ele vai ou não conseguir dar ares olímpicos às competições de aventura é uma grande dúvida. Mas se alguém dissesse, há quatro anos, que o ex-militar inglês que copiou o francês, seria um dos grandes empresários da TV norte-americana, ninguém acreditaria.
Notas
Wakeboard
Começa hoje, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, a terceira etapa do Campeonato Latino-americano. A competição é válida, também, como quinta etapa do circuito brasileiro e vai até domingo.
WQS
Quem conseguir chegar e ficar, em Maresias, SP, vai poder acompanhar a 28ª etapa da segunda divisão do surfe mundial, que começa hoje e vai até domingo.
Feira Radical
Entre os dias 8 e 12 de novembro acontece a Adventure Sports Fair, na Bienal do Ibirapuera, SP. A feira ocupará três pisos do prédio, além de uma área externa reservada para a prática de escalada e balonismo. www.adventurefair.com.br
Havaí/Califórnia
Enquanto no lado oeste da Ilha de Oahu, o Mundial de Juniores aguarda a entrada de ondas em Makaha, no famoso north shore, Pipeline quebrou com 12 pés na semana passada. Já no continente, Mavericks bombou com 20 pés no final de semana. Será o prenúncio de um inverno promissor?
E-mail: sarli@revistatrip.com.br
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu