De repente num domingo

por Autumn Sonnichsen
Trip #264

Fomos sortudas, eu e érica, de encontrar Rosângela na piscina: envergonhada e sem vergonha, ela traz lembranças do que é ser adolescente e sonhar com o Brasil

Tenho uma amiga que se chama Érica. Todo mundo que me conhece sabe que eu amo a Érica, mas, se eu a amo ou não, não é o assun-to do momento. Outro dia estávamos na piscina, no Pacaembu. Era o começo da tarde e o sol estava começando a amolecer o coração um pouco, e nós, deitadas em nossas cangas na arquibancada antes de partir para o boteco e para a caipirinha de limão do domingo, estávamos olhando as mulheres de lá. Tinha uma de biquíni vermelho, de cintura fina, deitada ao lado da piscina com os pezinhos desenhando traços na água. Tinha uma atleta, com os ombros fortes, touca de prova e a marquinha de maiô de quem leva a natação a sério. E tinha a Rosângela. Envergonhada e sem vergonha ao mesmo tempo, com essa bunda que lembra o que é ser adolescente e sonhar com o Brasil, abraçando o namoradinho num final de tarde qualquer no finalzinho do verão paulistano.

LEIA TAMBÉM: As boas férias de Autumn e quase 30 mulheres nuas

No dia seguinte, Érica me escreveu:

“Você viu aquela negra linda com os cabelos vermelhos? Ela é um acontecimento. Os dentes da frente têm aquele espaço para ver o céu, a bunda é um coração que pulsa firme e vivo, os olhos dela, mortais, puxados ao redor do que o mundo tem de sagrado, raivoso e lindo. Você viu? Olha ela aí, de gargantilha de conchas, beijando na boca com paixão, o namorado rendido e feliz. Sabe da sorte.

Ela é assim uma fêmea arredia e doce, desconfiada e entregue. Diz que é enfermeira, logo se mostra mulher generosa. Tava na cara. Mas nada se tira dela que ela não queira te dar por instinto.

Hoje a gente veio nadar pra ver ela, sob esse zum-zum de água brilhando, vozes abafadas pela sinfonia de braçadas e de mergulhos de verão. Por essas e outras a gente diz que é sortuda. É isso, e ainda uma caipirinha, que dá aquela sensação de que um domingo pode valer uma vida”.

LEIA TAMBÉM: Biblioteca Autumn Sonnichsen de Trip Girls

fechar