Logo Trip

ASP cancela etapas do WCT na Europa

Surfistas norte-americanos decidem não viajar pra disputar Portugal, França e Espanha

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Com a perspectiva do início de ataques dos EUA, como retaliação aos atentados terroristas sofridos, os surfistas norte-americanos decidiram não viajar e as três provas do ASP World Championship Tour (WCT) marcadas para a Europa (Portugal, França e Espanha) foram oficialmente canceladas.

Com o impasse, após a desistência dos norte-americanos, a ASP (Association of Surfing Professionals) reuniu-se com os patrocinadores dos eventos – Quiksilver e Billabong – e, sem poder dar garantias de segurança de vida aos atletas, a decisão foi unânime pelo cancelamento imediato.

Com isso, o Circuito Mundial de Surfe Profissional de 2001 fica resumido a cinco etapas. A última será o Rip Curl Cup, entre os dias 26 de novembro e 07 de dezembro em Sunset Beach, na Ilha de Oahu, no Havaí.

Em uma decisão unânime, nós, surfistas norte-americanos, preferimos ficar em casa junto de nossas famílias, afirmou o californiano Pat O’Connell, representando seus compatriotas. Depois dos ataques na semana passada, os EUA se preparam para uma guerra contra o Afeganistão e não teríamos nenhuma certeza de podermos voltar para o nosso país, completou.

Entretanto, o cancelamento da perna européia não foi bom para os atletas brasileiros, já que buscavam uma recuperação justamente nessas provas.

Atualmente, apenas Peterson Rosa (PR), Guilherme Herdy (RJ) e os irmãos Flávio e Neco Padaratz (SC), estão colocados entre os 27 surfistas que são mantidos na elite mundial pelo ranking do WCT. Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE), Joca Júnior (RN), Rodrigo Dornelles (RS) e Marcelo Nunes (RN), vão garantindo as suas permanências entre os 15 surfistas que são classificados pelo WQS, mas Renan Rocha (SP) e Armando Daltro (BA) não aparecem em nenhuma das duas listas para o WCT de 2002. Confira o ranking após quatro etapas:

01)- 3.094 – C. J. Hobgood (EUA)
02)- 2.816 – Mark Occhilupo (AUS)
03)- 2.780 – Cory Lopez (EUA)
04)- 2.552 – Taylor Knox (EUA)
05)- 2.422 – Sunny Garcia (HAW)
06)- 2.356 – Andy Irons (HAW)
07)- 2.328 – Jake Paterson (AUS)
08)- 2.212 – Shea Lopez (EUA)
08)- 2.212 – Nathan Webster (AUS)
10)- 2.200 – Daniel Wills (AUS)
12)- 2.170 – Peterson Rosa (PR)
13)- 2.164 – Flávio Padaratz (SC)
21)- 1.900 – Guilherme Herdy (RJ)
25)- 1.858 – Neco Padaratz (SC)
28)- 1.748 – Fábio Gouveia (PB)
31)- 1.576 – Renan Rocha (SP)
33)- 1.556 – Armando Daltro (BA)
33)- 1.556 – Paulo Moura (PE)
36)- 1.548 – Joca Júnior (RN)
37)- 1.488 – Rodrigo Dornelles (RS)
42)- 1.264 – Marcelo Nunes (RN)

Com o cancelamento, os próximos eventos importantes do Circuito Mundial serão aqui no Brasil, com o Maresia Surf Floripa, na Praia Mole, em Florianópolis (SC), entre 24 e 28 de outubro, e o Hang Loose Pro Contest, de 1 a 4 de novembro na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

As duas etapas são válidas pelo World Qualifying Series (WQS), têm nível 4 estrelas e em cada uma estará em jogo US$ 60 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para a elite mundial dos top-42 do WCT do ano que vem.

Na verdade, serão três semanas seguidas de competições, já que entre os dias 7 e 11 de novembro acontece a grande final do Super Surf 2001, com os campeões brasileiros da temporada sendo definidos na Praia da Vila, em Imbituba (SC).

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM