Logo Trip

Aloha 2008

Tanta onda grande aumenta a expectativa de quem será o vencedor do principal prêmio de big wave, o Billabong XXL

Por Redação

em 24 de janeiro de 2008

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Não se sabe se é o aquecimento global ou a bênção dos mares, mas as grandes ondas já deram as caras: em janeiro elas fizeram a alegria dos big riders na Califórnia e outras foram domadas no gélido estado do Oregon, EUA.
No Havaí, ondas de 20 pés atingiram Waimea e por pouco não deram início ao Eddie Aikau Invitational; já no Pro Junior realizado em Sunset Beach os garotos sub-20 desceram morras de 12 pés. Tanta onda grande aumenta a expectativa de quem será o vencedor do principal prêmio de big wave, o Billabong XXL. A janela do evento acaba em 22 de março.
Entre a centena de ondas inscritas, apenas uma levará os US$ 15 mil e o carro zero oferecidos pelo concurso. O XXL deixou de entregar o principal prêmio para a maior onda em 2007, quando o Ride of the Year passou a ser a maior honraria (não mais o Biggest Wave). Com isso a subjetividade, problema habitual nos julgamentos, aumentou e pode arranhar a credibilidade da premiação.
Mas a Billabong não parece estar preocupada, e anunciou no Havaí o 1º Billabong FreeWave Challenge, concurso com janela de outubro a dezembro de 2007 que distribuirá US$ 40 mil. Subjetividade em cena, a exigência para ser o vencedor está na capacidade de impressionar os juízes com uma onda bem surfada e registrada em vídeo.
Não precisa ser em competição profissional, a grande sacada do desafio. São duas categorias: Melhor Performance e Melhor Tubo. Uma boa chance para os free surfers (que não participam de campeonatos) “competirem” e faturarem uns dólares extras, e mais estímulo e visibilidade para o free surf.
Free surfer convicto, o havaiano Jamie O’Brien, 24, com suas manobras futurísticas, tem duas indicações na categoria Performance. A premiação do FreeWave Challenge acontece na próxima semana no North Shore, onde mora o brasileiro Kiron Jabour (carioca que desde os 4 anos vive no Havaí). Kiron venceu o No Fear/Koastal Kaos Pro Junior, no último dia 19, defendendo a bandeira havaiana, quando desceu as ondas da vida em Sunset. Aos 20 anos ele conquistou ainda mais prestígio do que já tinha. A temporada havaiana está recheada de premiações, competições, novas manobras e novos nomes.


SANTOS SURF FESTIVAL

A cultura surfe é celebrada esta semana na cidade. Um campeonato de longboard abriu o evento, com vitória de Carlos Bahia.


SKATE VERTICAL PRO/AM

A primeira etapa dos circuitos brasileiros começa amanhã em Camboriú, SC. A próxima será no Rio.


BIG BLOG

O big rider Carlos Burle estreou “O caçador de ondas gigantes” esta semana no globoesporte.com.


SURFE NO TELÃO

“Sentapua”, filme de Alex Miranda e Anselmo Venansi, será exibido hoje às 22 h no Festival Alma Surf, no Shopping Morumbi.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM