por Redação

A manhã do sábado terá algumas valas e será o melhor período para o surf no fim de semana

Neste exato momento um novo pulso de sul está ganhando intensidade e deve garantir ao menos um metro neste fim de tarde, com brisa leste. Esse seria o suposto swell n.8, que acabou enfraquecendo e virando um balanço. Rótulos à parte, será ele o responsável pelos melhores momentos de surf deste fim de semana.

Como vai passar rápido, o alvo fica sendo a manhã de sábado. Mas se puder surfar ainda hoje, nem perca seu tempo: vá direto pra água e termine esse LD mais tarde! Agora, se este não é o seu caso, relaxe e acompanhe os detalhes deste fim de semana de calor escaldante e algumas valas para salvar a pátria.

A primavera continua fértil – e muito

A semana que vem marca a reta final da primavera, e quando parecia que tudo caminhava para um triste fim, Netuno mantém o ritmo e segue mandando mais ondas! Teremos uma bela virada de tempo na 2ª e bastante chuva a caminho, mas depois o mar sobe. O swell n.8 está previsto para entrar de 2ª para 3ª, de sul girando para sudeste e mais uma vez interagindo com ventos do quadrante sudeste acima da média, o que tende a comprometer esse início. Ainda assim, há potencial para ondas entre 1 e 1,5m, com possíveis maiores na 3ª.

Na sequência vai ganhar influência de sudeste e os ventos devem girar para leste entre 3ª e 4ª. Agora a parte bombástica poderá ser um reforço de luxo de 5ª para 6ª – podendo tanto enfraquecer como se tornar o nono swell da estação. Essa ondulação de longo prazo depende de uma tempestade de grande porte vinda ativa do Pacífico e devendo se intensificar ainda mais ao passar pelo Cabo Horn no extremo sul do continente. Os primeiros sinais são bem impressionantes, mas até lá ainda tem chão. Sendo assim, vamos ao nosso abafado e modesto curto prazo.

Breve Retrospectiva do Swell n.7

O esperado swell deste meio de semana acabou vindo um pouco abaixo do esperado e acabou sendo apenas mais um swell de sul que passou de 2m. Provavelmente, foi prejudicado pelo sistema que trouxe ventos e ondas de baixo período de sudeste, risco que também destacamos antes de sua entrada. Na prática, as ondas acabaram atingindo um rápido ápice com cerca de “apenas” 2,5m nos mais especiais de sul ( e muito menos nos "convecionais"), já com certa influência de sudeste desde o início. O vento leste acabou surgindo só no final do dia, e aí a qualidade melhorou significativamente nos mais expostos de sul.

Baixou rápido, conforme o previsto, e como não subiu todo o esperado, a 5ª acabou ficando com ondas de até 1m e muito sol. Ainda assim, feitas as considerações, quem surfou essa ondulação pegou bons momentos, com alguns fundos acertados e dificilmente se arrependeu, exceto pela expectativa de mais tamanho, e quanto a isso assumimos nossa parcela na euforia gerada. Mas tinha potencial para mais.

Por enquanto é isso!

Abraço e bom fim de semana a todos!

Liquid Dreams 

Twitter: @liquidsurf

fechar