A Verdade é Uma mentira Imensa
em 24 de maio de 2011
Mentira!
Se formos levar ao pé da letra, todos nós somos mentirosos porque a verdade absoluta é uma ilusão. Uma impossibilidade como seu oposto, a mentira absoluta. Aqui não estamos falando da mentira pensada e expressa e sim de uma mentira sobre a qual não temos culpa alguma. Essa que se deve aos nossos próprios limites de ver o mundo. Só enxergamos porque existe luz, só escutamos em restrita faixa de som e só pensamos dentro dos limites de nossa cultura. Conhecemos apenas fragmentos da realidade. A realidade mesma ainda nos escapa. Lidamos com o mundo e com as coisas, mas não sabemos exatamente o que é o mundo e o que são as coisas. Além do fato de tudo ser relativo à nossa limitada capacidade de saber, ainda o pouco que conseguimos fixar é relativo ao tempo em que vivemos e ao espaço em que estamos inseridos.
Não é a toa que vivemos tão inseguros. Não sabemos nada e o que sabemos ainda é questionável, discutível. Impossibilidade é o que mais aparece, vivemos cercados delas. Eu tenho um amigo que no presente momento esta vivendo no olho do furacão. Dinheiro ou um trabalho dignamente remunerado seria a solução. Por mais me doa, eu não posso tirar de meus filhos para ajudá-lo. E se adoece uma de minhas crianças? Não tenho plano de saúde. Não tenho um emprego fixo, vivo de correrias e, na verdade, não tenho nada. Talvez eu até precise tanto quanto ele.
Mas assim mesmo pesa a consciência e o que estou dizendo me soa falso, como uma justificativa. O pensamento de que é preciso domar um leão por dia já não me é nem um pouco exagerado. Só que, além do leão, ainda tem todas essas feras indomáveis por dentro da gente.
**
Luiz Mendes
29/04/2011.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu
-
Trip
A ressurreição de Grilo