por Flávia Durante

26 anos depois de estrear nas bancas, o universo da revista Trip chega à televisão com o lançamento do programa Trip TV

Veja como foi o programa de estreia da #TripTV


***

S
ão 28 anos no rádio, 26 nas bancas, e 16 na internet. Era inevitável – e há quem diga que demorou – que a Trip chegasse à televisão. Desde o início dos anos 90, a ideia era cogitada. “Chegamos a fazer alguns testes e pilotos, com formatos variados, mas não foram adiante”, conta Paulo Lima, fundador e editor da Trip, “as condições eram precárias ou a interferência era muito grande. Só agora, com a Mix TV, surgiu uma proposta mais séria e consistente, com estrutura, sinergia de visões, investimento. E, o mais importante de tudo, liberdade. A Trip só funciona com liberdade.”

Iniciando com 15 minutos de duração, às 23 horas de todo sábado, e com reprises terças às 22h e quintas às 23h45, o Trip TV vai traduzir na tela não só o conteúdo, mas o olhar e o amor à diversidade que definem nossa revista e editora ao longo desses mais de 26 anos. Material de entrevistas, dos ensaios, reportagens sobre cultura, comportamento, moda, surf... “O programa vai ser um reflexo das revistas na televisão, não uma cópia em vídeo. Ele vai ter vida própria, porém sempre com o jeito Trip de enxergar o mundo e abordar as pautas. Há muitas matérias originárias da revista, mas há também conteúdos exclusivos da TV”, conta a diretora do programa, Joana Cooper, que já trabalhou para MTV, Globo, TNT e GNT e também com o cineasta Fernando Meirelles no filme Ensaio sobre a cegueira, de 2008.

Joana é recém-chegada, mas se junta ao time que já cuidava do audiovisual da editora: Ana Rosa Sardenberg, Marco Grilo e Vinícius Colé. Além de nomes essenciais na história da família Trip, como o designer Rafic Farah, criador do logotipo da revista, e a diretora de criação, Ciça Pinheiro, que também fazem parte da equipe de criação. “Estamos batendo bola diariamente pra que o resultado criativo seja o melhor possível”, conta Paulo Lima.

Fernando Luna, diretor editorial da editora que divide com Paulo a criação do projeto, diz que a chegada da Trip à TV foi um processo natural: “Desde o início dos anos 2000 a Trip vem fazendo conteúdo em vídeo por causa da internet. Quando nos demos conta, já estávamos produzindo cerca de 20 vídeos por mês para as nossas marcas próprias, Trip e Tpm, e para as plataformas de conteúdo customizadas que fazemos para nossos clientes, como C&A, Itaú e Audi. E estávamos nos sentindo bem mais preparados para esse novo ambiente. A Trip não é só uma editora de revistas, mas principalmente de ideias. E elas se materializam em várias plataformas, no rádio, no papel, na internet, em tablets e smartphones e agora também na televisão”.

Um dos destaques do Trip TV será a união da Trip e da Tpm. “Cada episódio vai ter em média quatro matérias divididas em dois blocos. Intervenções de repórteres como Arthur Veríssimo e Nina Lemos, Trip Girls e ensaios masculinos feitos para a Tpm terão presença cativa, além de trechos selecionados das melhores entrevistas do Trip FM com Paulo Lima”, diz Joana. “Vejo um potencial enorme de o tamanho do programa crescer num futuro próximo, pois a Trip gera muito material”, conta a diretora. “A TV nos instiga a buscar uma forma de falar com o grande público com um conteúdo digerível e inteligente ao mesmo tempo.”

Casa nova

Fundada em 2005 em São Paulo, a Mix TV é um canal aberto focado no segmento jovem. Atinge 105 municípios do Brasil e mais de 47 milhões de pessoas através de cobertura UHF e de TV a cabo pelas operadoras NET, TVA, Vivo e Viamax. A diretora de programação do canal, Cris Lobo, conta que há alguns anos já havia conversas sobre o potencial da parceria entre Fernando di Gênio (presidente do Grupo Mix de Comunicação) e Paulo Lima (publisher e presidente da Trip Editora). “Para a Mix TV é um grande ganho de credibilidade contar com o conteúdo da Trip, e para a Trip era importante ter uma plataforma mais ampla de audiovisual para expandir a sua marca”, fala Cris. “Contar com a Trip para expandir nosso conteúdo para além da música é o ideal”, afirma a diretora.

“O que mais nos chama a atenção no universo da Trip é que em tudo que ela faz há uma cara própria. Seja em uma entrevista, no programa de rádio ou no texto de Trip Girl, em cada produto a Trip mostra a sua personalidade. E, assim como a Mix TV, a Trip gosta da diversidade e transita livre por todos os universos. Não trabalhamos só com a vanguarda da cultura brasileira, mas também com todo o universo pop, e a Trip extrai coisas diferentes até dos personagens que já estão muito expostos na mídia”, diz Cris Lobo.

“O Trip TV tem, sim, a intenção de entreter, mas também quer dizer algo para o mundo, algo que permeia todo o ideário da Trip”, conclui Paulo Lima. 

E aí, já tem programa pro sábado à noite?

TRIP TV, o programa semanal da TRIP, vai ao ar todos os sábados, às 23h, com reprises às terças, às 22h, e quintas, às 23h45. Saiba onde ver a Mix TV na sua cidade.


fechar