Logo Trip

A Nova Fronteira

As provas mais cascas-grossas do mundo

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

No mundo das competições de endurance o que era considerado extremo agora é ordinário. Maratonas são feitas por senhoras e senhores de 60 anos, e quem não se lembra que uma freira de 70 anos há mais de 10 corre anualmente o Ironman do Havaí. Por isso, uma matéria da revista americana ?Competitor? resolveu listar o que as competições de endurance têm hoje de mais radical ou, como eles escreveram, de mais psicótico. Com vocês, portanto, algumas das novas fronteiras.


Odyssey ? Ironman Duplo e Triplo: 11 km nadando, 540 km pedalando e 125 km correndo


A prova é disputada anualmente na cidade de Spotsylvania, no Estado de Virginia. Foi criada em 98, e, desde então, algum tipo de incidente cataclismático insiste em visitar o evento. Na inauguração, a largada foi dada quando um furacão estava na área. Em 99, o lago onde a natação é realizada estava repleto de águas-vivas, e nem isso impediu a realização. Em 2000, mais um furacão mostrou sua cara, dessa vez ?in loco?, e a natação aconteceu em uma piscina ali perto: 190 voltas. Mesmo assim, todos os anos, centenas de superatletas se inscrevem para a epopéia. A próxima está marcada para 8 de outubro.


The Gobi March ? Uma corrida a pé de 240 km


A ultramaratona acontece no deserto da China, o terceiro maior do mundo. Embora a região seja basicamente coberta por rochas, fortes tempestades de areia passam por ali diariamente. O vencedor normalmente precisa de uma semana para chegar, e a prova fica ainda mais cruel se considerarmos que cada atleta deve levar seu próprio equipamento e isso inclui barracas e alimentos. A corrida é uma das pernas de um evento triplo, que se completa com provas no Saara e no deserto de Atacama, Chile. Em 2005, uma competição na Antártida estenderá a série. A próxima Gobi March está marcada para 12 de setembro.


Haleakala Run to the Sun ? corrida de 60 km rumo à cratera de um vulcão


Realizada em Maui, Havaí, a prova leva centenas de atletas do nível do mar aos 10 mil pés do vulcão Haleakala. A largada é dada às 4 e meia da manhã sob temperaturas de 30 graus centígrados e termina muitas vezes debaixo de nevascas. Apesar das características psicóticas, essa é considerada uma das mais belas corridas do mundo. Quem já fez a prova garante que a paisagem é simplesmente paradisíaca. A próxima será no dia 28 deste mês.


Manhatan Island Marathon Swim ? 45 km a nado em volta da ilha de Manhatan


A competição completa 22 anos e é a mais longa prova de natação do mundo. Além da distância, nadadores têm de desviar de botes, sujeira e partes de antigos piers numa água de 12 graus. Nas palavras do diretor da prova: ?Por que fazer isso? Pelo mesmo motivo que alguém escala o Everest: é perigoso, dolorido, você pode morrer. Parece pura diversão para mim?. No dia 3 de julho será dada mais uma largada.


NOTAS


SUPERSURF
Começou ontem em Florianópolis a primeira das cinco etapas do Circuito Profissional de 2004. São 96 atletas, 80 no masculino e 16 no feminino, de 13 estados. A prova foi interrompida devido ao forte vento sul.


FILME DE SURFE
Taylor Steele, um dos mais renomados produtores, estará filmando no Brasil este mês. Shane Dorian, Rob Machado, entre outros se juntam com atletas brasileiros na captação do Drive Through South America.


NÃO DESCEU A SERRA
A planejada segunda edição da descida de skate pelos túneis da Imigrantes ficou comprometida. Apesar do sucesso do projeto no ano passado, bastaram umas poucas reclamações para melarem a idéia.


FOTO: Don Bloom

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM