A banda da cena
Influente no universo musical que a cerca, a Cidadão Instigado concentra todas as atenções
Por Alê Youssef
em 14 de outubro de 2009
Nação Zumbi, Eddie, Mombojó, Los Pirata, Edgard Scandurra, Arnaldo Antunes, Hurtmold, Instituto, Lulina, Los Porongas, Bárbara Eugênia, Karina Buhr, Ultraje a Rigor, Zeferina Bomba, Pélico, Tulipa Ruiz, Gustavo Ruiz, Mauricio Fleury, Marcelo Janeci, entre outros. Não. Esse não é o line up de um excelente festival de música brasileira, nem a programação mensal do Studio SP. Todas essas bandas, representadas por pelo menos um membro, e artistas estavam presentes no show de lançamento do novo CD do Cidadão Instigado, que rolou no último sábado, dia 10 de outubro, no Sesc Pompéia.
Além das bandas, cantoras e músicos, também davam as caras produtores, jornalistas, atores e apresentadores: Miranda, Gui Amabis, Ronaldo Bressane, Adriana Ferreira, Fernanda Couto, João Miguel Wisnik, Luisa Micheletti etc.
A presença expressiva da classe musical no show, dá a noção exata do fascínio que a sonoridade da banda exerce em todos que trabalham com música na cidade. A estética inconfundível desenhada por Fernando Catatau, ja tomou conta de boa parte as produções de artistas contemporâneos. O melhor exemplo está no último trabalho de Arnaldo Antunes, que Catatau assina a produção.
No palco, a gradiosidade de sempre. Ao lado de Catatau, Regis Damasceno, Rian Batista e Clayton Martin, além de Kalil Alaia na mesa de som, o Cidadão Instigado faz um som poderoso que corresponde à enorme expectativa que se criou em torno no novo trabalho da banda. E é olhando para o palco, aliás, que vemos o quanto o Cidadão está vinculado à toda movimentação musical que agita São Paulo hoje em dia. Cada um dos membros da banda está envolvido em um ou mais projetos diferentes. Todos relevantes. Incluem-se nessa lista, além de Arnaldo, Instituto, Jupiter Maçã, Rômulo Froes, Otto, Céu etc.
Na edição do Caderno Ilustrada da Folha de São Paulo da última segunda feira, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves faz uma análise da cena musical da cidade, a qual descreve como cosmopolita e animadíssima e insere a banda como uma das protagonistas desse movimento, além de listar o CD UHUUU do Cidadão, com um dos melhores do ano. Concordo com M.A.G.
Nesse momento, a influência que exerce direta ou indiretamente no universo musical que os cerca, faz o Cidadão Instigado ser a banda da cena.
No dia 19 de novembro, a banda volta à São Paulo e ao palco do Studio SP para um show que promete.
Na foto, Fernando Catatau em ação.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu