por Alê Youssef

Influente no universo musical que a cerca, a Cidadão Instigado concentra todas as atenções

Nação Zumbi, Eddie, Mombojó, Los Pirata, Edgard Scandurra, Arnaldo Antunes, Hurtmold, Instituto, Lulina, Los Porongas, Bárbara Eugênia, Karina Buhr, Ultraje a Rigor, Zeferina Bomba, Pélico, Tulipa Ruiz, Gustavo Ruiz, Mauricio Fleury, Marcelo Janeci, entre outros. Não. Esse não é o line up de um excelente festival de música brasileira, nem a programação mensal do Studio SP. Todas essas bandas, representadas por pelo menos um membro, e artistas estavam presentes no show de lançamento do novo CD do Cidadão Instigado, que rolou no último sábado, dia 10 de outubro, no Sesc Pompéia.

Além das bandas, cantoras e músicos, também davam as caras produtores, jornalistas, atores e apresentadores: Miranda, Gui Amabis, Ronaldo Bressane, Adriana Ferreira, Fernanda Couto, João Miguel Wisnik, Luisa Micheletti etc.

A presença expressiva da classe musical no show, dá a noção exata do fascínio que a sonoridade da banda exerce em todos que trabalham com música na cidade. A estética inconfundível desenhada por Fernando Catatau, ja tomou conta de boa parte as produções de artistas contemporâneos. O melhor exemplo está no último trabalho de Arnaldo Antunes, que Catatau assina a produção.

No palco, a gradiosidade de sempre. Ao lado de Catatau, Regis Damasceno, Rian Batista e Clayton Martin, além de Kalil Alaia na mesa de som, o Cidadão Instigado faz um som poderoso que corresponde à enorme expectativa que se criou em torno no novo trabalho da banda. E é olhando para o palco, aliás, que vemos o quanto o Cidadão está vinculado à toda movimentação musical que agita São Paulo hoje em dia. Cada um dos membros da banda está envolvido em um ou mais projetos diferentes. Todos relevantes. Incluem-se nessa lista, além de Arnaldo, Instituto, Jupiter Maçã, Rômulo Froes, Otto, Céu etc.

Na edição do Caderno Ilustrada da Folha de São Paulo da última segunda feira, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves faz uma análise da cena musical da cidade, a qual descreve como cosmopolita e animadíssima e insere a banda como uma das protagonistas desse movimento, além de listar o CD UHUUU do Cidadão, com um dos melhores do ano. Concordo com M.A.G.

Nesse momento, a influência que exerce direta ou indiretamente no universo musical que os cerca, faz o Cidadão Instigado ser a banda da cena.

No dia 19 de novembro, a banda volta à São Paulo e ao palco do Studio SP para um show que promete.

Na foto, Fernando Catatau em ação.

fechar